
Com o começo da quadra chuvosa, a Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início à distribuição gratuita de repelentes para cerca de 12 mil gestantes que realizam o pré-natal nas unidades de saúde da Capital, com foco na prevenção e no enfrentamento das arboviroses.
No total, o município adquiriu cerca de 250 mil frascos de repelentes, que serão distribuídos às gestantes ao longo de 2026 ou enquanto houver disponibilidade em estoque. A manutenção da iniciativa está condicionada ao cenário epidemiológico e às projeções da sazonalidade anual.
A ação, que fortalece a proteção contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, contou com investimento aproximado de R$ 4 milhões. Cada gestante receberá, mensalmente, dois frascos de repelente, que possuem substâncias eficazes na prevenção das arboviroses e são seguras para uso durante a gravidez.
Segundo a secretária da Saúde, Riane Azevedo, a entrega dos repelentes é uma estratégia para ampliar a proteção e reduzir riscos para mãe e bebê.
“Durante o pré-natal, elas recebem orientações sobre os cuidados contínuos para evitar o contato com o Aedes aegypti a fim de evitar dengue, chikungunya e zika.”, afirma.
Prevenção contínua
Mesmo com a utilização do repelente, é essencial manter cuidados para impedir a proliferação do mosquito. Entre as medidas recomendadas estão o uso de roupas que reduzam a exposição do corpo e a inspeção semanal das residências, eliminando recipientes que possam acumular água parada, como garrafas, pneus e pratos de vasos de plantas.
Paralelamente, a Prefeitura de Fortaleza continua intensificando as ações de enfrentamento ao mosquito, com visitas domiciliares, atividades educativas, controle vetorial, vistorias em canais e galerias, aplicação de inseticida com equipamentos portáteis (UBV), entre outras iniciativas.
Onde buscar atendimento
As gestantes que apresentarem sintomas de arboviroses devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Atualmente, Fortaleza conta com 134 postos de saúde distribuídos por toda a cidade.
Dicas para uso correto do repelente
- Lave bem as mãos após a aplicação;
- Aguarde 15 minutos entre o uso de filtro solar, hidratantes ou maquiagem e a aplicação do repelente;
- Evite aplicar o produto próximo aos olhos, nariz, boca e áreas genitais, devido ao risco de absorção pelas mucosas;
- Observe o intervalo de reaplicação indicado na embalagem;
- Em caso de dúvidas, busque orientação com os profissionais da unidade de saúde.


