Os contribuintes de Fortaleza agora contam com uma nova facilidade para regularizar débitos municipais. O Programa de Recuperação de Créditos Tributários e Não Tributários (Refis 2025) passou a permitir o pagamento de boletos por meio do Pix, sistema que garante compensação imediata e mais praticidade no processo de quitação.

De acordo com a Prefeitura, o novo recurso amplia as opções do contribuinte e torna o Refis ainda mais acessível. A nova funcionalidade democratiza a forma de pagamento, uma vez que facilita a execução da transferência, a partir de aplicativos de conta-corrente, sem limitação de horário, de forma rápida, prática e segura. Os contribuintes que desejarem a agilidade da transferência instantânea, podem fazê-lo aproximando a câmera do celular do código QR Code gerado no próprio boleto.
Os boletos referentes a débitos inscritos em dívida ativa podem ser emitidos pelos seguintes canais digitais da Procuradoria-Geral do Município (PGM):
- Portal do contribuinte
- Balcão virtual disponível no site da PGM Fortaleza
- Aplicativo Dívida Ativa
- WhatsApp: (85) 99226-9903
O atendimento presencial também continua disponível, das 8h às 16h30, por ordem de chegada, no térreo da sede da PGM, localizada na Rua Israel Bezerra, 570.
Com a nova modalidade, o status do débito é atualizado para “pago” assim que a transferência é concluída. A Prefeitura informou ainda que a funcionalidade “copia e cola” via Pix está em fase final de implantação e será disponibilizada em breve aos contribuintes que aderirem ao Refis 2025.