Nesta semana, Fortaleza recebe dois dos seus eventos mais tradicionais: o festival religioso Halleluya e a micareta Fortal. O Halleluya será realizado de 23 a 27 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), enquanto o Fortal acontece entre os dias 24 e 27 na Cidade Fortal. Para isso, a Prefeitura estruturou um plano que envolve ações de transporte, fiscalização, trânsito, proteção social e saúde.
Halleluya
A frota da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) será ampliada com 20 ônibus extras, com operação diária iniciando às 18h. Além disso, 17 linhas regulares continuarão operando na região do CEU, facilitando o acesso ao evento.
024 – Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor | 311 – Castelão/Parangaba | 391 – Passaré/Parangaba | 666 – Jardim Castelão/Centro |
041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu | 312 – Dias Macedo/Parangaba | 603 – Jardim União/Centro | 680 – José Walter/Papicu/Cidade Jardim |
049 – Siqueira/Oliveira Paiva/Washington Soares | 321 – Jardim União/Parangaba | 605 – Conj. José Walter/BR 116/Av. I | |
306 – Passaré/Via Cj Sumaré/Parangaba | 328 – Messejana/Castelão/Parangaba | 606 – Conj. José Walter/BR 116/Av. N | |
309 – Conj. Sumaré/Parangaba | 352 – Solar das Águas/Green Park/Parangaba | 633 – Passaré/Centro |
No controle urbano, 26 agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estarão presentes para coibir comércio irregular, poluição sonora e ocupações irregulares do espaço público. A Vigilância Sanitária fará a fiscalização da segurança alimentar, garantindo o cumprimento das normas.
Quarenta ambulantes credenciados atuarão na Rua Antônio Ferreira, ao redor da Arena Castelão, com restrição à venda de bebidas em garrafas de vidro. Todos os vendedores receberam treinamento em boas práticas de higiene promovido pela Vigilância Sanitária.

Para garantir a circulação fluida, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) mobilizará 200 agentes a partir das 15h, com ações para impedir estacionamentos irregulares e apoiar a travessia segura dos pedestres nas avenidas próximas. Bloqueios parciais em cruzamentos estratégicos serão aplicados a partir das 16h. Confira:
- Dr. Silas Munguba x Rua Antônio Ferreira
- Rua Antônio Ferreira x Rua Antônio Farias
- Dr. Silas Munguba x Rua Corumbá
- Rua Corumbá x Rua Antônio Farias
A segurança local contará com o apoio de 16 guardas municipais, que atuarão em parceria com Agefis e AMC durante todo o festival.
Equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estarão disponíveis no evento, oferecendo vacinação gratuita contra doenças como Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto, Influenza, HPV e ACWY. O horário de atendimento será das 16h às 22h, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).
Paralelamente, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), ligado à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), realizará atividades de proteção para pessoas em situação de vulnerabilidade social, violência e exploração. Participarão educadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e Conselhos Tutelares.
Fortal
Durante o Fortal, que vai de 24 a 27 de julho, a Etufor disponibilizará dez ônibus extras na linha especial 840, que liga o Terminal Papicu à Cidade Fortal. Os horários serão ampliados para atender a demanda dos foliões.
Na quinta-feira, a linha opera com dois veículos reserva, das 13h às 5h; na sexta-feira, três veículos reserva fazem o trajeto até a folia, das 13h às 6h; já no sábado, três veículos reserva funcionam das 13h às 7h, e no domingo, dois veículos reserva circulam das 13h às 3h.
A fiscalização contará com 54 agentes da Agefis, que trabalharão para coibir irregularidades e garantir a segurança alimentar. A Secretaria Regional 7 credenciou 96 ambulantes, incluindo sete com deficiência, para atuarem na área externa da micareta.
Todos participaram de treinamentos que incluem segurança alimentar e prevenção de acidentes, este último realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Também será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro.
No trânsito, 120 agentes da AMC estarão de plantão a partir das 15h, monitorando e orientando o tráfego principalmente na Avenida Aldy Mentor. Desvios poderão ser feitos conforme o fluxo e o tráfego pode ser direcionado da Av. Nila Gomes de Soarez para a Av. Santos Dumont. Os motoristas são orientados a utilizar o estacionamento do evento, evitar dirigir sob efeito de álcool e respeitar os limites de velocidade.
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) contará com 28 agentes que realizarão patrulhamento com viaturas, a pé e em motocicletas, além de reforçar a segurança no terminal de integração do Papicu. O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) também estará presente, garantindo atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, realizando visitas, orientações e encaminhamentos para programas sociais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.