O prefeito de Juazeiro do Norte Gledson Bezerra (PODE), ao lado do secretário de saúde do Município Yago Nunes, através de uma transmissão ao vivo feita no Instagram, vieram prestar esclarecimentos a respeito da crise mais recente envolvendo o Transporte Fora do Domicílio (TFD), que atende a pacientes que precisam ir até a capital do estado para realizar tratamentos. A live que ocorreu na manhã desta segunda-feira,(18), detalhou as dificuldades enfrentadas no último domingo,(17), por conta que a empresa se recusou a levar os pacientes até Fortaleza.
A instituição que presta serviços a prefeitura desde o ano de 2022 vem recebendo reclamações das pessoas que a utilizam. Alguns pacientes relataram problemas como banheiros que não teriam nenhuma condição para uso e ar-condicionado que estariam apresentando defeitos.
No vídeo, Gledson evidencia os problemas que pacientes que utilizam os serviços enfrentam; “São pessoas que precisam resolver questões de saúde e acabam enfrentando situações de desconforto e risco, como ter que esperar pelo conserto do ônibus ou sua substituição no meio da estrada.”Disse. O secretário de saúde também informou que diante do imprevisto, a Prefeitura mobilizou outros veículos para que o serviço fosse garantido; “Conseguimos um ônibus por meio de outro contrato que a gestão possui e utilizamos carros pequenos para atender casos urgentes. O mais importante era garantir o atendimento à população”. Destacou o responsável pela pasta
Em entrevista à Rede ANC, o secretário Yago Nunes deu detalhes do que ocorreu no domingo: “Ontem por volta das 17h nós fomos surpreendidos pela empresa que presta o serviço de enlocação de ônibus para o TFD, o tratamento fora do domicílio. Nós precisávamos levar 49 pacientes até Fortaleza para realizar marcações de cirurgias, para buscar medicamentos, para realizar consultas de retorno e aí essas 49 pessoas iriam ficar desassistidas pela irresponsabilidade da empresa. A empresa alega que não tem mais condições de manter o serviço, é uma empresa que está com a gente desde outubro de 2022, logo ali no início quando a gente teve os primeiros problemas nós iniciamos um novo processo licitatório, esse processo licitatório ele deu deserto, reabrimos o processo licitatório, está reaberto ainda hoje e a gente está em busca de ajustar o termo de referência para que outras empresas venham participar e a gente não dê descontinuidade desse serviço”. Explicou
Ele também enfatizou que diante da impossibilidade da continuidade dos serviços, uma medida emergencial está sendo tomada para que os pacientes não sejam prejudicados; nós estamos abrindo um processo administrativo contra a empresa e estamos trabalhando numa dispensa de licitação. “Hoje, no diário oficial de hoje, vai ser decretada a situação emergencial para que a gente proceda com a dispensa de licitação, enquanto a outra licitação ela está em trâmite, enquanto não é concluída. Então, esse serviço não vai ser descontinuado”.
O secretário também tranquilizou a população que necessita dos transportes, afirmando que os pacientes não serão desassistidos.
“Nós temos outra viagem para levar alguns pacientes agora já na terça, outra quinta. Digo para os pacientes que fiquem tranquilos em relação a isso, que a gente está aqui com toda uma rede de apoio de secretarias parceiras que estão cedendo seus veículos para que a gente não deixe esse povo desassistir”. Concluiu.