
O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, assinou nesta sexta-feira (19/12) o Termo de Permissão de Uso que autoriza a instalação de uma base da Polícia Federal no município. O documento formaliza a cessão, sem custos, de um espaço de 307,30 metros quadrados no Centro de Convenções de Sobral, localizado no bairro Junco.
A permissão de uso tem validade inicial de três anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, conforme previsto no termo. No local, passarão a funcionar as atividades administrativas e operacionais da Polícia Federal.
Ao comentar a instalação da base, o prefeito Oscar Rodrigues afirmou que a medida amplia a atuação das forças de segurança na região. Segundo ele, “a chegada de uma base da Polícia Federal fortalece o combate ao crime organizado e amplia a atuação das forças de segurança”.
A cessão do espaço integra um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de Sobral voltadas ao fortalecimento da segurança pública. Entre as ações, está a articulação com o Governo do Estado para a implantação da 4ª Companhia da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que atenderá bairros do Território 2, como Dom José, Padre Palhano e Sumaré, a partir de um prédio cedido pelo município.
Outras iniciativas incluem a conclusão da Turma 2025 do Projeto Guarda Mirim, voltado à formação cívica e cidadã de adolescentes entre 14 e 17 anos, e a transferência da coordenação, gestão e fiscalização do Mercado Público Municipal para a Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS), medida adotada desde outubro deste ano.
A gestão municipal também articula a reativação do Tiro de Guerra em Sobral e a implantação de uma nova unidade da Guarda Civil Municipal, que funcionará no antigo prédio do Coworking Municipal, nas proximidades do Parque da Cidade. A nova estrutura deverá ampliar o atendimento da corporação, especialmente em ações de mediação de conflitos.

