PUBLICIDADE

Prefeitura de Tauá realiza ações para evitar arrombamento de açudes

Em 2023, a quadra chuvosa em Tauá foi marcada pelo arrombamento de açudes. As fortes chuvas elevaram o acumulado em diversos reservatórios dos Inhamuns - (Foto: Reprodução/Wilrismar
Em 2023, a quadra chuvosa em Tauá foi marcada pelo arrombamento de açudes. As fortes chuvas elevaram o acumulado em diversos reservatórios dos Inhamuns – (Foto: Reprodução/Wilrismar

O município de Tauá registrou uma das maiores chuvas dos Sertões dos Inhamuns no ano de 2025. A chuva de 130 milímetros, que caiu sobre a localidade de Carrapateiras, fez com que Tauá ficasse entre as 20 cidades que registraram as maiores chuvas num intervalo de 24h no Ceará. A precipitação acendeu um sinal de alerta para possíveis casos de arrombamento de açudes.

Com a precipitação volumosa, diversos bairros apresentaram um cenário de dificuldades. Moradores do bairro Alto Brilhante, por exemplo, ficaram ilhados após as chuvas intensas. Com a proximidade de registros de sangrias, riscos e para evitar o arrombamentos de açudes, a Prefeitura de Tauá emplacou ações que visaram realizar um trabalho preventivo.

Nesta segunda-feira (20/01), diversas máquinas foram destinadas para atividades de limpeza e reforços em torno do açude da localidade e em outros reservatórios. De acordo com a prefeita Patrícia Aguiar (PSD), é preciso recuperar os espaços públicos e tentar amenizar os efeitos causados pelas fortes chuvas.

A gestora também disponibilizou o contato do Ciosem, um serviço de emergência que aciona os órgãos competentes do municípios para situações delicadas em virtude dos desastre ocasionados por causas naturais.

“Disponibilizamos todas as Secretarias e órgãos municipais para auxiliar e proteger a população durante a quadra invernosa. Em qualquer emergência, acione o número (88) 99752 1211. Estamos com uma equipe de prevenção e acompanhamento a desastres climáticos. Nossa equipe é composta pela Defesa Civil, Assistência Social, Conservação e Urbanismo, dentre outras pastas”, ressaltou.

Histórico

O açude de Carrapateiras, costumeiramente, é um dos primeiros a sangrar em Tauá.  Devido às fortes chuvas de 2023, o reservatório chegou a romper. Na época, a vazão da água desceu para o açude Velho, que não suportou a pressão e também rompeu.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir