A Prefeitura de Fortaleza recebeu o prazo de 60 dias para adotar medidas de segurança no Instituto Doutor José Frota (IJF). A recomendação destaca fatos recorrentes que tiveram como cenário o hospital e puseram pacientes e funcionários em risco.
Entre as medidas recomendadas, estão o reforço de guardas municipais, vigilantes e câmeras para os pontos cegos; a adoção de protocolos e precauções necessárias para a circulação e permanência de vigilância armada nas dependências do hospital; criação de fluxos e protocolos de segurança para pacientes vítimas de violência; espaço apropriado e reservado para escuta especializada, coleta de depoimentos de pacientes e atendimentos sociais, realização de atividades educacionais com a equipe para implementar cultura de prevenção e redução do risco de violência e ameaça no ambiente hospitalar, dentre outros.
A medida foi adotada após constatação pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), da necessidade de reforço na segurança da unidade de saúde, após reclamações recebidas e visitas feitas ao hospital por representantes do Ministério Público.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.