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Prefeitura entrega carteirinhas de identificação a autistas e lança Portal Ciptea

Prefeitura entrega carteirinhas de identificação a autistas e lança Portal Ciptea
Foto: Divulgação

Neste sábado (31), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), entrega, a partir das 8 horas, 785 carteirinhas de identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e lança o Portal Ciptea Fortaleza, que vai facilitar a emissão da versão digital do documento.

Portal Ciptea Fortaleza

A Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea) é um documento oficial que garante prioridade às pessoas autistas no atendimento nos serviços públicos e privados. Para solicitá-la, a pessoa autista, ou seu responsável, deve fazer um cadastro prévio na plataforma Fortaleza Digital e enviar a documentos como laudo médico, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Carteira de Identidade Nacional (RG), tipo sanguíneo, foto 3×4 e comprovante de endereço. Após análise e aprovação dos documentos, a carteira em formato digital e físico é disponibilizada.

“A Ciptea é mais que um documento: é uma ferramenta de cidadania que assegura dignidade, acesso a direitos básicos e inclusão efetiva em nosso município. A implementação do Portal Ciptea Fortaleza reflete avanços nas políticas públicas voltadas para a neurodiversidade. Estamos inovando para melhorar a vida de todas as pessoas”, garante a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão.

O desenvolvimento do Portal Ciptea Fortaleza foi iniciado em fevereiro de 2025 e realizado por especialistas da Citinova e da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). A ferramenta oferece segurança de dados e comodidade no processo de requisição, acompanhamento e entrega do documento às pessoas autistas e seus familiares.

A entrega das 785 carteirinhas de identificação de pessoas autistas desafoga a demanda das que não foram entregues em 2024. O atendimento presencial para solicitação também pode ser feito nas 12 Secretarias Regionais, com entrega de documentação impressa. Os solicitantes que desejarem a segunda via do documento podem fazer o preenchimento de dados no Portal Ciptea Fortaleza.

O evento conta, ainda, com espaço voltado para crianças e acolhimento de famílias atípicas.

Serviço
Entrega das Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea) e lançamento do Portal Ciptea Fortaleza
Data: 31/5 (sábado)
Horário: a partir das 8h
Local: Ginásio Paulo Sarasate (Rua Ildefonso Albano, 2050 – Aldeota)

 

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