A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira (2/9), a primeira unidade terapêutica do Espaço Girassol, localizada na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso. O novo equipamento tem capacidade para realizar até 3.800 atendimentos mensais, oferecendo acompanhamento especializado a crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento ou em sofrimento psíquico.
O prefeito Evandro Leitão destacou que esta é a segunda unidade da rede — a primeira foi o Centro de Diagnóstico Girassol, no bairro Edson Queiroz. Ele ressaltou que a proposta é expandir os serviços para todas as Regionais da cidade. “É um compromisso nosso inaugurar, em cada Regional, um Espaço Girassol. Esta unidade foi instalada na Regional 5 devido à alta demanda de diagnósticos nessa área”, afirmou.
O equipamento conta com uma equipe multiprofissional formada por 30 especialistas, entre neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, musicoterapeutas e terapeutas ocupacionais. A estrutura dispõe de 15 salas para acompanhamento individual e cinco para atendimentos em grupo.
A primeira-dama e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, idealizadora do projeto, ressaltou a importância da iniciativa. “A partir do momento em que a criança recebe o laudo e tem o diagnóstico confirmado, é essencial garantir um atendimento de qualidade. Inclusão não pode ficar apenas no discurso, é preciso agir”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto, também participou da inauguração e destacou os avanços na pauta da inclusão. “Nossa cidade clamava por ser mais inclusiva e, agora, podemos ver o quanto avançamos com equipamentos como os Espaços Girassol e Evoluir”, afirmou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC