
Com o objetivo de amparar a população em situação de vulnerabilidade social e econômica, Nova Russas, a 304km de Fortaleza, lançou mais uma pauta assistencial para atender 85 famílias do município. A iniciativa corresponde ao “Cartão Social Garantindo Melhorias”, programa de transferência de renda que será disponibilizado para o público alvo da ação.
De acordo com a prefeita Giordanna Mano, os contemplados poderão utilizar o benefício para adquirir alimentos, material de limpeza, material escolar e outros produtos domésticos. A expectativa da gestora é que, de início, a aplicação do programa seja um teste que permitirá a avaliação de extensão do benefício. “Eu andei em cada distrito, em cada localidade, procurando ser justa. Queremos atingir quem realmente precisa. Vi pessoas tão necessitadas, com a esperança de ver alguém que representasse a gestão com amor. Sei que é um programa que chega para ajudar a população”, revelou Giordanna Mano.
O programa
O “Cartão Social Garantindo Melhorias” irá disponibilizar um valor de R$ 80,00. Além de beneficiar os contemplados, a iniciativa aquece a economia de Nova Russas, já que o cartão deverá ser utilizado em comércios e estabelecimentos da cidade que foram previamente cadastrados junto à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
“Fiz questão de fazer uma lei que garantisse esse direito. Esse programa é permanente. Se as próximas gestões tiverem compromisso com o novarussense, não irão acabar esse programa”, Giordanna Mano.
Requisitos
Para ser contemplado com o programa de transferência de renda é necessário que o morador de Nova Russas atenda a alguns pré-requisitos, como:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Possuir renda familiar per capita mensal de até R$ 275;
- Que as crianças e adolescentes (de 4 a 17 anos ) das famílias contempladas possuam frequência escolar entre 75% e 85%.
É válido ressaltar que o benefício será custeado com recursos do Tesouro Municipal. O recebimento do “Cartão Alimentação Social Garantindo Melhorias” é cumulativo, ou seja, não interfere em programas de transferência de renda de outras esferas. O programa foi lançado de forma oficial nesta quarta-feira (24/11). Os moradores de Nova Russas que foram contemplados, mas que não obtiveram o cartão, poderão dirigir-se até o CRAS Rodolfo Filho.
Os detalhes do assunto foram levados ao “A Notícia do Ceará” pelo correspondente Emanuel Rodrigues. Ouça: