PUBLICIDADE

Prefeitura promove mutirão para ampliar leitos no Carnaval

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza realiza, até esta sexta-feira (13/02), um mutirão de desospitalização de pacientes internados na rede hospitalar municipal. A ação faz parte do Plano de Trabalho da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que organiza os hospitais para atender à procura por cirurgias e internações durante o Carnaval 2026, entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

As demandas assistenciais de pacientes já hospitalizados estão sendo agilizadas, como a realização de exames, diagnósticos, procedimentos cirúrgicos ou concessão de alta. A meta da administração municipal é ampliar a capacidade de atendimento em urgência e emergência na capital no período carnavalesco, quando há crescimento na demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pacientes com internações prolongadas passam por avaliação da equipe do Programa Melhor em Casa. Os profissionais identificam aqueles que se enquadram nos critérios do serviço, que disponibiliza atendimento domiciliar, promovendo a desospitalização e assegurando, no domicílio, todos os cuidados de uma unidade de saúde, com a participação da família no processo terapêutico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também integra o mutirão, sendo responsável pela logística de remoção dos pacientes, priorizando a agilidade nos procedimentos. Estão disponíveis ambulâncias de suporte básico e avançado, garantindo a segurança dos usuários.

Segundo a secretária da Saúde, Riane Azevedo, o Plano de Trabalho da SMS direcionado aos hospitais beneficia tanto os pacientes internados quanto eventuais vítimas de acidentes ou outras ocorrências. Além da desospitalização, fase final do fluxo assistencial, existe uma organização administrativa prévia que sustenta a iniciativa, incluindo a definição de escalas profissionais, a oferta de insumos, o remanejamento de materiais e todo o planejamento necessário para dar suporte às equipes de saúde.

“Nossa equipe administrativa está atuando incansavelmente para ampliar a capacidade assistencial, garantindo que os foliões possam aproveitar o Carnaval com tranquilidade. Até que o paciente seja desospitalizado, há um intenso trabalho logístico que envolve uma equipe multiprofissional. As escalas são avaliadas criteriosamente, os insumos são adquiridos, os materiais são remanejados e os sistemas são monitorados em tempo real, tudo para assegurar o atendimento na ponta, no leito hospitalar”, enfatiza Riane Azevedo, secretária da Saúde de Fortaleza.

Hospitais participantes

Participam do mutirão nove unidades hospitalares municipais, distribuídas entre as seguintes linhas de atendimento:

  • Traumatológica: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra), Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba) e Hospital Dr. Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha Messejana);
  • Obstétrica: Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann e os Hospitais Distritais Gonzaga Mota dos bairros Messejana, Barra do Ceará e José Walter.

Além dessas unidades, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza também participa da ação.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir