A educação pública do Ceará foi destaque nesta segunda-feira (15) durante a 14ª edição do Prêmio Escola Nota 10, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento marcou os 18 anos do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic Integral) e também a entrega de troféus aos municípios que garantiram 100% das crianças alfabetizadas em 2024.

A premiação entregou 434 reconhecimentos para escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de aprendizagem dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com base nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2024.

“Um marco da educação no Ceará, a premiação reconhece escolas que se destacam pelos resultados práticos na alfabetização dos alunos. O prêmio valoriza os profissionais da educação, especialmente o gestor, o professor e o aluno. Com o coração cheio de gratidão, o meu muito obrigado aos professores, que realizam o projeto que mais orgulha o povo cearense. Viva a nossa educação pública”, enfatiza o governador.
O Spaece 2024 avaliou 276.371 estudantes de 3.754 escolas, cobrindo todos os alunos do 2º, 5º e 9º anos da rede pública estadual e municipal. Entre os municípios com mais escolas premiadas estão Sobral (19), Massapê (12), Pedra Branca (12) e Tauá (8).

Além do reconhecimento, o prêmio prevê apoio para até 150 escolas com menores resultados em Língua Portuguesa e Matemática, nos 5º e 9º anos. De 2008 a 2024, o percentual de escolas no padrão adequado passou de 1,26% para 22,20%, segundo o Spaece.
O evento também celebrou os avanços do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Nove municípios cearenses receberam troféus por garantir 100% das crianças alfabetizadas: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga.
Spaece
Entre as novidades do Spaece 2024, está a adoção da nova escala de 1.000 pontos no Spaece-Alfa (2º ano), que passa a integrar os critérios oficiais do Prêmio Escola Nota 10 e da repartição do ICMS. Pela primeira vez, a avaliação incluiu testes de Escrita e de Matemática para estudantes do 2º ano.
Mesmo com critérios mais rigorosos, 83,66% das crianças atingiram o padrão suficiente em Língua Portuguesa e 88,71% em Matemática. No total, 98,36% dos municípios asseguraram alfabetização ao fim do 2º ano. Em Matemática, todos os municípios alcançaram os níveis proficiente ou avançado.