PUBLICIDADE

Prêmio Escola Nota 10: Governo do Ceará entrega 434 reconhecimentos pelo Spaece

A educação pública do Ceará foi destaque nesta segunda-feira (15) durante a 14ª edição do Prêmio Escola Nota 10, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento marcou os 18 anos do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic Integral) e também a entrega de troféus aos municípios que garantiram 100% das crianças alfabetizadas em 2024.

Foto: Reprodução

A premiação entregou 434 reconhecimentos para escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de aprendizagem dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com base nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2024.

Foto: Reprodução

“Um marco da educação no Ceará, a premiação reconhece escolas que se destacam pelos resultados práticos na alfabetização dos alunos. O prêmio valoriza os profissionais da educação, especialmente o gestor, o professor e o aluno. Com o coração cheio de gratidão, o meu muito obrigado aos professores, que realizam o projeto que mais orgulha o povo cearense. Viva a nossa educação pública”, enfatiza o governador.

O Spaece 2024 avaliou 276.371 estudantes de 3.754 escolas, cobrindo todos os alunos do 2º, 5º e 9º anos da rede pública estadual e municipal. Entre os municípios com mais escolas premiadas estão Sobral (19), Massapê (12), Pedra Branca (12) e Tauá (8).

Foto: Reprodução

Além do reconhecimento, o prêmio prevê apoio para até 150 escolas com menores resultados em Língua Portuguesa e Matemática, nos 5º e 9º anos. De 2008 a 2024, o percentual de escolas no padrão adequado passou de 1,26% para 22,20%, segundo o Spaece.

O evento também celebrou os avanços do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Nove municípios cearenses receberam troféus por garantir 100% das crianças alfabetizadas: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga.

Spaece

Entre as novidades do Spaece 2024, está a adoção da nova escala de 1.000 pontos no Spaece-Alfa (2º ano), que passa a integrar os critérios oficiais do Prêmio Escola Nota 10 e da repartição do ICMS. Pela primeira vez, a avaliação incluiu testes de Escrita e de Matemática para estudantes do 2º ano.

Mesmo com critérios mais rigorosos, 83,66% das crianças atingiram o padrão suficiente em Língua Portuguesa e 88,71% em Matemática. No total, 98,36% dos municípios asseguraram alfabetização ao fim do 2º ano. Em Matemática, todos os municípios alcançaram os níveis proficiente ou avançado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir