A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Preparação para programa eleitoral gratuito movimenta candidatos das cidades do Cariri

O Programa eleitoral gratuito se inicia no próximo dia 30 de agosto e desde o último dia 16, que os candidatos as prefeituras das cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte se preparam em suas campanhas com diversas atividades que contam com a presença da população além de estarem participando de debates e entrevistas produzidos por emissoras de Rádio e Televisão. 

A distribuição dos candidatos a prefeitura de Juazeiro do Norte mostrou que o candidato à reeleição Gledson Bezerra do Podemos (PODE), ficou com maior tempo. Ao todo a coligação que é liderada pelo Podemos e PP com outros sete partidos ficou com 5 min e 17 seg. O candidato Fernando Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT), ficou com 4min e 42 seg. Os candidatos Lino Alves do Partido da Causa Operária (PCO), e Sued Carvalho do Partido Unidade Popular (UP), não terão tempo de rádio e TV por conta que os seus partidos não têm representantes na Câmara dos Deputados. 

Já na cidade do Crato o candidato André Barreto do Partido dos Trabalhadores (PT), que contém a maior coligação do município, terá o maior tempo de rádio totalizando 5min e 40seg. A cidade não terá tempo de TV. o candidato Aloísio Brasil do União Brasil ficou com 3min e 31 seg. Já o candidato do PSDB Lucas Brasil foi o que ficou com menor tempo tendo apenas 41 segundos. 

Na cidade de Barbalha, os candidatos Guilherme Saraiva do PT e Antônio Neto do PSDB estão aguardando uma nova reunião que irá definir os tempos que as coligações irão ter. Durante a primeira reunião, houve uma queda no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que não foi possível calcular os tempos. 

A Justiça Eleitoral se reuniu com os representantes de rádio e TV e com representantes dos partidos. Os representantes do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil OAB também estiveram presentes. Nas reuniões com as cidades que compõem o Crajubar, os tempos para os cargos majoritários foram comunicados e ficaram divididos proporcionalmente à representação dos partidos na Câmara dos Deputados. A regra divide 90% do tempo e os outros 10% serão divididos de formas iguais. Quem faz essa divisão é o  sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e é realizada automaticamente. 

O tempo será dividido durante a programação dos veículos de Rádio e TV e entre os programas. Nas rádios os programas para prefeito serão vinculados durante os horários da manhã e da tarde.  Já na TV serão distribuídos durante a tarde e à noite. Os horários estão estipulados em 10 minutos para cada turno.

Fonte: Jornal do Cariri

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir