PUBLICIDADE

Preparativos para o fim de ano aquecem a economia cearense

Com a proximidade das festas de fim de ano, diversos setores da economia já começam a se preparar para a alta demanda de serviços. De acordo com Taiene Righetto, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel – CE), o otimismo é grande entre os empresários do setor.

“Mais de 80% dos empresários do setor de bares e restaurantes estão com altas expectativas e se preparando para um aumento de faturamento na ordem de 30%, comparado aos meses normais. Além disso, um aumento em torno de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. As contratações extras devem ultrapassar o previsto, estamos bem otimistas”, comentou.

As expectativas para o setor de hospedagem seguem igualmente otimistas. Ivana Bezerra Rangel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH – CE), explicou que, ao avaliar as ações promocionais realizadas durante o ano, ficou claro que o segundo semestre teve um desempenho superior em relação ao ano anterior, especialmente no que diz respeito à ocupação. Embora a malha aérea ainda não esteja ideal, a previsão é que o final do ano traga ainda mais movimento para o turismo no estado.

Preparativos para o fim de ano aquecem a economia cearense
Foto: Reprodução

“Estamos sempre preparados ao longo do ano, não apenas para a alta temporada de turismo de lazer, mas também para o turismo de negócios, especialmente no segundo semestre. (…) Estamos investindo no treinamento de colaboradores, na capacitação e na renovação de equipamentos. Muitos hotéis já passaram por retrofit, um processo de modernização, e aqueles que ainda não fizeram estão finalizando suas reformas para o fim do ano”, disse.

Segundo Ivana, o réveillon é, sem dúvida, o período mais aguardado do ano para o setor hoteleiro. Além disso, ela destacou que, durante esse período de pico, muitos estabelecimentos fazem contratações temporárias para atender à demanda, um fenômeno comum durante a alta temporada de turismo.

O ritmo das vendas no comércio cearense também está em alta. Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), afirmou que o setor está se preparando para um fluxo crescente de consumidores. A previsão é de um crescimento de 7% a 10% nas vendas em comparação com 2023.

“O comércio está a todo vapor, as lojas estão preparadas, abastecidas, para um calendário que é bem favorável, Natal, Ano Novo e levando em consideração que as datas cairão no meio da semana, nos favorece ainda mais”, projetou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir