Com a proximidade das festas de fim de ano, diversos setores da economia já começam a se preparar para a alta demanda de serviços. De acordo com Taiene Righetto, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel – CE), o otimismo é grande entre os empresários do setor.
“Mais de 80% dos empresários do setor de bares e restaurantes estão com altas expectativas e se preparando para um aumento de faturamento na ordem de 30%, comparado aos meses normais. Além disso, um aumento em torno de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. As contratações extras devem ultrapassar o previsto, estamos bem otimistas”, comentou.
As expectativas para o setor de hospedagem seguem igualmente otimistas. Ivana Bezerra Rangel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH – CE), explicou que, ao avaliar as ações promocionais realizadas durante o ano, ficou claro que o segundo semestre teve um desempenho superior em relação ao ano anterior, especialmente no que diz respeito à ocupação. Embora a malha aérea ainda não esteja ideal, a previsão é que o final do ano traga ainda mais movimento para o turismo no estado.
“Estamos sempre preparados ao longo do ano, não apenas para a alta temporada de turismo de lazer, mas também para o turismo de negócios, especialmente no segundo semestre. (…) Estamos investindo no treinamento de colaboradores, na capacitação e na renovação de equipamentos. Muitos hotéis já passaram por retrofit, um processo de modernização, e aqueles que ainda não fizeram estão finalizando suas reformas para o fim do ano”, disse.
Segundo Ivana, o réveillon é, sem dúvida, o período mais aguardado do ano para o setor hoteleiro. Além disso, ela destacou que, durante esse período de pico, muitos estabelecimentos fazem contratações temporárias para atender à demanda, um fenômeno comum durante a alta temporada de turismo.
O ritmo das vendas no comércio cearense também está em alta. Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), afirmou que o setor está se preparando para um fluxo crescente de consumidores. A previsão é de um crescimento de 7% a 10% nas vendas em comparação com 2023.
“O comércio está a todo vapor, as lojas estão preparadas, abastecidas, para um calendário que é bem favorável, Natal, Ano Novo e levando em consideração que as datas cairão no meio da semana, nos favorece ainda mais”, projetou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.