Nesta quarta-feira (09/04), o Congresso Nacional realizou uma Sessão Solene para homenagear os 100 anos de nascimento de Edson Queiroz, empresário cearense cuja trajetória marcou o desenvolvimento industrial no Ceará. O evento reuniu diversas autoridades e familiares do homenageado, que morreu em um acidente aéreo em 1982.
Entre os presentes, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, destacou o legado deixado pelo cearense. “O Edson Queiroz foi o maior empresário do Ceará no século passado. Hoje, seu nome representa o maior grupo empresarial do Estado. Só tenho a parabenizar todo o legado deixado por ele”, expressou.

A homenagem foi proposta pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), em conjunto com a deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE). Durante a cerimônia, Girão exaltou a visão de futuro do empresário, que, segundo ele, “foi um visionário que merece todas as honras”.
Camilo Santana (PT-CE), atual ministro da Educação, também enalteceu o impacto de Queiroz na história cearense. “A história do Edson Queiroz se confunde com a história do desenvolvimento do Ceará nos últimos 100 anos. (…) São homens como o Edson que fizeram o desenvolvimento e fortalecimento da economia cearense, por acreditar que a educação é o único caminho para construir uma sociedade mais justa e mais fraterna”, disse.
A sessão contou ainda com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; dos senadores Cid Gomes e Eduardo Girão; da deputada Fernanda Pessoa; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teodoro Silva Santos; além de familiares de Edson Queiroz, como sua neta Lenise Queiroz Rocha, atual presidente da Fundação Edson Queiroz.
Quem foi Edson Queiroz?
Nascido em 12 de abril de 1925, na cidade de Cascavel (CE), Edson Queiroz construiu um império empresarial diversificado. O Grupo Edson Queiroz atua hoje em setores estratégicos como energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.
Sua atuação também se fez presente na educação. Em 1971, ele fundou a Fundação Edson Queiroz e, dois anos depois, criou a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.