Após circulação de vídeos que acarretaram no pedido de demissão do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Gonçalves Dias, por suposta colaboração com invasores do dia 8 de janeiro, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou e garantiu que todo os envolvidos na invasão, os quais ele chama de Golpistas e Nazistas, serão julgados.
O vídeo repercutiu negativamente na opinião pública, pois sugeri que o ministro estaria ajudando ou sendo conivente com a invasão e com os invasores. Após o vazamento das câmeras de segurança, Gonçalves Dias pediu demissão do cargo.
Para tentar amenizar a situação Presidente aproveitou a cerimônia de posse do conselho de participação social, e falou sobre as invasões de 8 de janeiro em Brasília. Com um discurso enérgico, Luiz Inácio falou que os envolvidos serão investigados e que será garantida à presunção de inocência, que segundo ele, não teve quando foi julgado e levado a prisão.
“Cada pessoa que participou do golpe vai ser julgada, vai ter direito à presunção de inocência que eu não tive, mas nós não deixaremos de julgar cada um golpista, porque nesse país não existe espaço para nazista, fascista e para quem não gosta de democracia”. Falou o Presidente da Républica em seu discurso.
Os ministros do STF se reunirão para decidir se vão indiciar mais de 100 pessoas pelo crime de atos contra a democracia.
Até o momento, os Ministros Alexandre de Morais, Dias Toffoli, Edson Fachin e a ministra Carmem Lúcia se posicionaram a favor do indiciamento dos acusados.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.