PUBLICIDADE

Primeira parcela do 13º será paga até 29 de novembro

Até esta sexta-feira (29/11), a primeira parcela do 13º salário será paga aos trabalhadores brasileiros. Já a segunda parte começará a ser depositada a partir de 1º de dezembro, com prazo máximo para quitação até 20 de dezembro.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que o 13º salário movimentará R$ 321,4 bilhões na economia este ano. A média de pagamento para cada trabalhador será de R$ 3.096,78.

Os aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já receberam o 13º de forma antecipada, assim como em anos anteriores. A primeira parcela foi paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda foi liberada entre 24 de maio e 7 de junho.

Quem Tem Direito?

Criada pela Lei 4.090 de 1962, a gratificação é destinada a quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias no ano, além de aposentados e pensionistas. Quando o trabalhador atua por 15 dias ou mais em um mês, ele passa a ter direito ao pagamento proporcional referente a esse período.

Primeira parcela do 13º será paga até 29 de novembro
Foto: iStock

Trabalhadoras em licença-maternidade e empregados afastados por doença ou acidente também têm direito ao benefício. Em caso de demissão sem justa causa, o cálculo do 13º deve considerar os meses trabalhados e ser pago junto com a rescisão. Por outro lado, o trabalhador perde o direito ao benefício se for dispensado por justa causa.

Regras de Cálculo

Segundo a regra para o cálculo do 13º, apenas quem completa ao menos um ano de trabalho na mesma empresa tem direito ao valor integral. Para quem trabalhou menos tempo, o pagamento será proporcional, sendo que cada mês com pelo menos 15 dias de trabalho equivale a 1/12 do salário total de dezembro. Porém, o excesso de faltas injustificadas pode impactar negativamente, eliminando o direito ao benefício referente ao mês em que o trabalhador esteve ausente por mais de 15 dias.

Os trabalhadores devem estar atentos à tributação aplicada ao 13º salário. Imposto de Renda, INSS e FGTS incidem sobre o valor, mas somente na segunda parcela. Já a primeira é paga integralmente, sem descontos. Na declaração de Imposto de Renda, a quantia aparece em um campo específico para evitar problemas na prestação de contas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir