Nesta quarta-feira (28/05), será inaugurada a primeira Sala Google em uma escola pública indígena no país. A Escola Indígena Chuí, localizada na Aldeia Olho D’Água, em Maracanaú, será a pioneira a receber o espaço tecnológico. O território pertence à etnia Pitaguary.
A ação é fruto da colaboração entre a Casa Civil, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), a Secretaria da Educação, a Secretaria dos Povos Indígenas e a empresa Golden, representante local do Google. A iniciativa visa ampliar o acesso às ferramentas digitais e fortalecer a presença indígena no cenário tecnológico.

Com 426 alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio Regular, a Escola Indígena Chuí é considerada um importante polo de valorização da cultura Pitaguary. Agora, com a chegada da Sala Google, o espaço se moderniza e fortalece o aprendizado com acesso a novos recursos.
A instalação faz parte de um projeto mais amplo do governo cearense que pretende implantar 40 Salas Google até o final de 2026. Até agora, 11 unidades já foram entregues em municípios como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Beberibe, Limoeiro do Norte, Itaitinga, Deputado Irapuan Pinheiro, Maracanaú e Acaraú. Esse último município possui duas unidades.
De acordo com Francisco Barbosa, presidente da Etice, as Salas Google são essenciais para inserir estudantes e educadores no universo digital. “As Salas Google são ferramentas essenciais para garantir a inclusão e a formação digital de alunos e professores, promovendo o acesso a temas como Inteligência Artificial, Cibersegurança e Big Data, e conectando nossas escolas ao debate global”, disse.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.