A Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com o apoio da Polícia Civil do Estado, deflagrou uma operação no início da tarde desta quarta-feira (13/08) em Nova Russas e Crateús. O alvo da ação foi a Prefeitura de Nova Russas, cinco empresas e outras sete pessoas, entre atuais e ex-secretários municipais.
O processo está em segredo de Justiça, mas a ação de improbidade administrativa, impetrada pela 2ª. Vara da Comarca de Nova Russas, aponta enriquecimento ilícito, através do desvio de recursos públicos, contra as empresas SO Construções e Locações Ltda, com sede em Crateús. Também são alvo de investigações as empresas GF Guerreiro de Sena Ltda, Cariri Edificações, Serviços e Construções Ltda, Betania Engenharia, Serviços e Construção Ltda, localizadas em Nova Russas.
Situada em Santa Quitéria, a Assessoria Municipal de Projetos e Serviços Ltda também é investigada. As supostas irregularidades teriam sido cometidas em contratos com as gestão de Nova Russas, cuja prefeita é Giordana Mano, esposa do deputado federal Júnior Mano (PSB).
A Cariri Edificações, inclusive, é citada em outras polêmicas, quando aparece no inquérito da Polícia Federal em que o prefeito cassado, Bebeto do Choró, foragido da Justiça, é apontado como operador de esquema de corrupção em Prefeituras. Ela teria fechado quatro contratos com Nova Russas, no valor total de R$ 5.816.430,90. Júnior Mano foi apontado pela PF como “peça central” desse esquema.
Operação na Prefeitura de Nova Russas – alvos investigados :
Manuel Nobre da Silva Neto
(foi secretário de Infraestrutura de janeiro a junho de 2025);
José Nilton Aragão Júnior – ex-secretário de Infraestrutura – (primo de Júnior Mano);
Francisco Jefferson do Carmo de Castro;
(ex-secretário de Infraestrutura e atual vereador);
Antônio Jaime Andrade da Silva
(Engenheiro contratado da Prefeitura e hoje é secretário);
José Reinaldo Lobo de Oliveira
( engenheiro civil e proprietário empresa de assessoria de projetos);
Mirilurdes Fernandes Melo
(Diretora do Departamento de Tributos);
Paulo Gleyber Guerreiro de Sena (setor de licitações).
Em nota, a Prefeitura afirmou que Giordanna Mano (PRD) não é alvo da ação. “A Prefeitura de Nova Russas informa que colabora com as informações requeridas no procedimento administrativo e segue à disposição para prestar todos os demais esclarecimentos necessários. A administração municipal confia na Justiça e ressalta que a prefeita não é alvo da ação, que tramita desde 2020”, diz o documento.