A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Procurador-Geral discute eleições de 2024 no MPF em Fortaleza

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, fez uma visita institucional à sede do Ministério Público Federal (MPF) em Fortaleza, no qual tinha como finalidade as eleições de 2024 e o papel do Ministério Público nesse contexto.

A visita ainda teve a participação do ocurador regional eleitoral no Ceará, Samuel Miranda Arruda, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), procurador de Justiça Emmanuel Girão, e a secretária-geral, Juliana Cronemberger. Todos discutiram pontos relacionados ao processo eleitoral, incluindo a designação de promotores auxiliares para atuarem em comarcas que não são sede de Zona Eleitoral.

Essa nova medida tem como objetivo  ortalecer a equipe de promotores titulares durante o período eleitoral, especialmente nas zonas que abrangem três ou mais municípios, conforme aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Girão afirma que o  “próximo passo será a regulamentação dessa questão pelo TRE-CE, seguida pela definição da designação dos promotores eleitorais pelo procurador regional eleitoral”. Além disso, também discutido estratégias para oferecer um maior suporteaos promotores eleitorais durante o pleito.

O Ministério Público Eleitoral desempenha uma função em todas as fases do processo eleitoral, trabalhando em estreita colaboração com os juízes e as zonas eleitorais para garantir o cumprimento da legislação e a lisura do processo. O Caopel, por sua vez, auxilia na coordenação funcional do Ministério Público do Estado do Ceará na esfera eleitoral, facilitando a comunicação e o intercâmbio entre os diferentes órgãos envolvidos no processo eleitoral.

Vale ressaltar que as eleições deste ano terão o primeiro turno em 6 de outubro e o segundo turno em 27 de outubro, com a campanha eleitoral iniciando em agosto.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir