A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Procuradoria de Justiça dos Crimes passa por reestruturação

1501po1510Principal órgão de combate à corrupção no Ceará, a Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) passa por reestruturação no Estado. Com perspectiva de ampliação de estrutura, tomou posse nesta semana na coordenação do órgão a procuradora Vanja Fontenele, que já designou cinco novos promotores para atuação na unidade.

A indicação integra conjunto de mudanças no Ministério Público do Estado (MP-CE) após posse do novo procurador-geral de Justiça, Plácido Rios. “Além de extrema credibilidade, probidade e decência, Vanja tem perfil voltado para a coordenação”, destaca o procurador-geral, que promete alçar a Procap como uma das prioridades de sua gestão.

“Queremos fazer a renovação estrutural e tecnológica da Procap. Hoje, o grupo funciona em um prédio que não comporta a Procuradoria, nem segurança tem”, diz Plácido. Além da nova coordenadora, foram nomeados os promotores Sérgio Peixoto, Régio Vasconcelos, Guilherme Lima, Breno Rangel e Deolinda Maia, todos com experiência criminal e em investigações, destaca Vanja.

As indicações marcam renovação total nos quadros da Procap. Além do procurador e ex-coordenador do órgão, Maurício Carneiro, deixam a Procap os promotores de Justiça Luiz Alcântara, Eloilson Landim, Ricardo Rocha e Herton Cabral.

Perfil técnico

“Todas as escolhas tiveram esse perfil técnico, voltado para as investigações. Estamos nos inteirando dos procedimentos em andamento, e logo estaremos seguindo o rito dos processos, com orientação de combater com afinco a corrupção na administração pública”, afirma Vanja Fontenele.

Segundo Plácido Rios, que também participou da escolha dos novos promotores, as indicações priorizaram atuação na área investigativa, contemplando tanto promotores novos como outros com mais experiência.

Maioria dos novos promotores tem atuação em Fortaleza, com exceção de Breno Rangel. Lotado no Cariri, o promotor teve atuação destaca no combate à corrupção na região, sobretudo contra a prática de nepotismo na Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Segundo a nova coordenadora da Procap, todas as investigações em andamento na unidade terão continuidade. “Iremos atuar de forma rígida e exaustiva. É por causa da corrupção que as pessoas morrem esperando por atendimento em hospitais, as crianças não têm escola. Infelizmente, essa questão sangra o erário”, diz.

Plácido reitera: “Nosso alvo é combater a corrupção, seja onde estiver. Onde estiver ocorrendo ilícitos, nós estaremos atuando”, diz.

Saiba mais

Nos últimos anos, a Procap se transformou em “ponta de lança” do MP cearense no combate à corrupção. Entre diversas operações, foram muitos os gestores municipais presos ou afastados pelo órgão.

No MP desde 1984, Vanja Fontenele já atuou em diversas comarcas do Interior. Foi coordenadora das áreas de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Educação no órgão. Teve atuação destacada no MPEduc, ação do MP pela otimização dos gastos na educação. Na última eleição para procurador-geral de Justiça, entrou na disputa e figurou na lista tríplice do órgão.

Demais promotores escolhidos possuem atuação na área criminal, com Guilherme inclusive já tendo atuado na Corregedoria do MP estadual.

O.P.Online

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir