A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Produção de leite no Ceará cresce 10,7%

De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pecuária leiteira no Ceará obteve um notável crescimento em 2022, com um aumento de 10,7% em relação a 2021. Entre os estados do Nordeste, o Ceará liderou o aumento na produção de leite, alcançando um total de 1,1 bilhão de litros.

Entre os municípios cearenses, Morada Nova manteve sua posição como líder na produção de leite, com uma produção de 96,0 milhões de litros. O que representa um aumento de 35,2% na produção do município, em comparação com o ano anterior. O Município de Iguatu ficou em segundo lugar, com uma produção de 60,3 milhões de litros de leite, seguido por Quixeramobim, que produziu 54,4 milhões de litros.

O presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, apontou que a produção deve continuar crescendo em 2023. Outros dois municípios merecem destaque por seu crescimento significativo: Mombaça, que mais do que dobrou sua produção (113,0%), e Jaguaretama, com um aumento de 32,8% em relação a 2021.

A Betânia, uma das maiores empresas de laticínios do Ceará, recebe cerca de 40% do leite produzido no estado, e a expectativa é que esses números aumentem ainda mais. Embora a pecuária leiteira seja fundamental para o estado, Amílcar destacou que existem desafios a serem enfrentados, incluindo questões de preço que afetam os produtores.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir