A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Professora Cremilda Tavares faz sua passagem espiritual

Professora Cremilda Braga Tavares / Foto: Divulgação

 

O setor da Educação de Nova Russas à 305 quilômetros de Fortaleza (CE), ficou sem cor na manhã da última quarta-feira (21.06), quando recebeu a triste notícia do falecimento da reconhecida mentora e professora Cremilda Braga Tavares, que deixou a vida terrena aos 88 anos de idade, uma dádiva para os dias de hoje.

Há dois meses internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo na Capital cearense, a educadora teve como causa mortis, falência múltipla de órgãos, o que levou a comoção de familiares, parentes, amigos e toda uma legião de admiradores da educação não só da Capital do Crochê, mas dos municípios que compõem a Região Oeste do Estado do Ceará.

O corpo da professora já está em Nova Russas, cidade onde Cremilda foi acolhida e deu sequência aos  estudos ainda muito jovem, incentivada pelo Pe. Leitão. O velório da educadora acontece desde às 14 horas desta quinta-feira (22.06), no Colégio Vale do Curtume fundado em 1985 pela saudosa Cremilda  Tavares que não tinha esposo e nem filhos. Ela viveu integralmente para o mundo das letras e dos livros.

Natural de Santa Quitéria, a professora Cremilda encerrou o seu ciclo na educação em 2020, um ano que marcou e muito para todos que conviveram com a mentora, conhecida ainda, por  lecionar a disciplina de Geografia e ter sido umas das principais professoras do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória, durante anos nas décadas de 70 e 80.

“Uma grande educadora que dedicou sua vida à educação e deixou um legado significativo na comunidade escolar” é o que diz a nota de pesar divulgada pela direção do Colégio Vale do Curtume, instituição de ensino criada pela empreendedora juntamente com a professora Iracema Leitão, importante lembrar.

Já o seu sobrinho por parte de pai, o educador e vereador Adalberto Filho, nos concedeu uma entrevista por telefone, onde disse: “há uma frase que sintetiza de forma objetiva o legado da professora Cremilda. Abnegação, obstinação e superação. Marcas indeléveis de uma vida”.

O também ex-presidente da Câmara Municipal de Nova Russas, ainda acrescentou: “professora Cremilda Braga Tavares foi pra todos nós que militamos na educação sempre uma grande referência. Pois a vida foi dedicada à essa missão árdua, mas essa missão tão nobre que é transformar a vida das pessoas através da educação. Então, esse sem dúvida é um dos grandes ensinamentos da professora Cremilda Braga Tavares”, pontuou Adalberto.

As despedidas voltadas para a educadora estão marcadas para acontecer às 8h desta sexta-feira (23.06), na Quadra do Colégio Vale do Curtume, onde serão realizadas também, homenagens póstumas. Em seguida, o cortejo formado por educadores, alunos, autoridades e populares seguirá em direção ao Cemitério Solar Eterno de Nova Russas.

O portal ANC fecha a matéria com um pensamento do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Augusto Cury, que condiz com o trabalho da educadora Cremilda: “Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro”. Foi o que ela mais fez, que digam centenas de alunos que passaram pelos seus ensinamentos.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir