PUBLICIDADE

Professora da UFCA se destaca ao lecionar aulas de Literatura de Cordel em Universidade Francesa

Foto: Karina Marques – CRLA/Poitiers

Uma professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vem recebendo destaque ao lecionar aulas de literatura de Cordel em uma Universidade da França. Fanka Santos, professora do curso de Biblioteconomia leciona em português na Université de Poitiers durante o ano do Brasil na França. O evento tem como intuito celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países e incentivar a cooperação nas áreas como arte, educação e pesquisa. 

Fanka celebra o momento, destacando a importância dos mestres e mestras da cultura do Ceará, que fomentam as práticas e saberes tradicionais da cultura da Região Nordeste; “É importante que as pessoas saibam que os olhos da universidade estão voltados para a valorização da cultura local. Além do meu trabalho e de outros, a Pró-Reitoria de Cultura da UFCA está realizando atualmente uma iniciativa de documentar os Tesouros Vivos [do Ceará]”, afirmou. 

Relação UFCA e Poitiers 

De acordo com a professora Fanka, a sua relação com a Universidade de Poitiers é antiga, e remonta ao ano de 2005. “Eu já pesquisava o cordel quando fui convidada, pela coordenação do Fonds Cantel, que tinha como coordenadora a professora Ria Lemaire, a apresentar – em um  Congresso que iria compor a programação do primeiro ano do Brasil na França – uma comunicação sobre as cartas de Patativa do Assaré endereçadas à poetisa Bastinha”, lembra.

No ano de 2006, Fanka ingressou como professora no então campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC), no curso de biblioteconomia. De acordo com a professora, ela esteve à frente, junto ao CRLA/Fonds Cantel, do primeiro convênio firmado pela universidade [hoje UFCA] com uma instituição estrangeira.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir