Na última quinta-feira (17/05), 21 jovens recém-integrados ao Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do Parque Estadual do Cocó participaram de uma formação prática focada na prevenção e combate a incêndios florestais. Com duração de oito horas, o treinamento faz parte do módulo Capacitação em Incêndios Florestais, promovido em parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e o Programa PREVINA, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas para atuação em situações de incêndios, incluindo o uso correto de equipamentos especializados para contenção e extinção do fogo. Além disso, receberam instruções sobre o deslocamento seguro em áreas de vegetação densa, com foco em navegação e prevenção de acidentes durante operações em ambientes de risco.
Práticas como a construção de “aceiros”, faixas de terra limpa usadas para impedir a propagação das chamas, também fizeram parte das atividades. O treinamento abordou ainda orientações para identificar os melhores momentos para ações preventivas, bem como respostas adequadas diante de situações críticas, como mudanças súbitas na direção do vento ou proximidade com vegetação altamente inflamável.

Responsável pela capacitação, o capitão do Corpo de Bombeiros Fábio Ximenes Plutarco ressaltou a importância do trabalho teórico e prático realizado. “Pela manhã tivemos uma instrução teórica com os alunos do AJA sobre o que é o incêndio florestal, técnicas relacionadas ao fogo, como evitá-lo e combatê-lo. Sabemos que esses agentes são multiplicadores, então reforçamos informações sobre legislação e prevenção”, explicou o capitão.
Programa Agente Jovem Ambiental
O AJA tem como objetivo promover a inclusão social e ambiental de jovens por meio de sua participação em projetos sustentáveis em espaços públicos. O programa busca desenvolver competências e habilidades, ampliando oportunidades de trabalho com geração de renda e incentivando o protagonismo juvenil. Atualmente, o AJA atua em 184 municípios do Ceará, com carga horária de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.