A partir desta segunda-feira (20), o Programa Desenrola Brasil começa a renegociação de dívidas, onde irá considerar valores de até 20 mil reais. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Fazenda, Fernando Haddad, busca expandir os benefícios do programa, que tem como objetivo reduzir o índice de endividamento no país.
Na próxima quarta-feira (22), está marcado o “Dia D – Mutirão Desenrola”, uma ação em que os bancos se comprometem a estender os horários de atendimento em determinadas agências, onde irá facilitar a adesão dos interessados ao projeto. Essa mobilização não se restringe apenas aos bancos, envolvendo também o engajamento de outras entidades credoras.
Nesta fase atual do Programa Desenrola Brasil, é possível renegociar dívidas que foram negativadas no período entre 2019 e 2022, desde que o valor atualizado não ultrapasse R$ 20 mil. Essa abordagem inclui dívidas bancárias, como as relacionadas a cartões de crédito, e contas pendentes em setores diversos, abrangendo desde serviços essenciais, como energia e água, até compromissos no comércio varejista.