A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Programa Estadual realiza mais de 150 mil cirurgias eletivas em um ano

O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, da Saúde do Ceará, ultrapassou a marca de 150 mil procedimentos cirúrgicos em cerca de um ano. Desde janeiro de 2023 até a última sexta-feira (12/04), foram realizadas 150.284 cirurgias eletivas em todo o estado. Esse programa, financiado pelos governos Estadual e Federal, está operando em todas as cinco regiões de saúde do Ceará, incluindo Fortaleza, Norte, Litoral Leste, Sertão Central e Cariri.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, ressalta a força-tarefa em levar assistência para a população. “Estamos levando a assistência para mais próximo do cidadão, fortalecendo a regionalização e a descentralização dos serviços de alta complexidade. Esse número nos deixa muito satisfeitos e a gente continua criando e pensando em novas alternativas para que possamos, cada vez mais, operar dentro do estado e reduzir a fila de cirurgias o máximo possível. Então, é um estímulo para que a gente possa prosseguir nesse grande desafio”, disse.

Programa Estadual realiza mais de 150 mil cirurgias eletivas em um ano
Foto: Ascom Casa Civil

Durante o período de janeiro a março de 2024, foram realizados 26.835 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade em todo o estado, conforme informado pela coordenadora de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros. Para a gestora, ao descentralizar os serviços, os pacientes podem ser tratados mais próximos de casa, sem a necessidade de deslocamento para a capital.

Além dos hospitais da rede estadual, o programa envolve hospitais municipais, particulares e filantrópicos, totalizando 59 contratos em vigência para a realização dos procedimentos. A previsão é de que esse modelo de operação continue pelos próximos seis anos, conforme a necessidade real dos pacientes.

Programa Estadual

O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas foi instituído em abril de 2023 com o propósito de diminuir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas, aquelas consideradas programadas e não urgentes. Os dados dos procedimentos realizados estão disponíveis no painel do IntegraSUS, contemplando diversas especialidades cirúrgicas, como oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, entre outras. Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais e outros equipamentos de saúde participaram do programa por meio de chamamento público.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir