PUBLICIDADE

Programa Moto Segura recupera primeiro veículo roubado

Lançado em setembro de 2024, o Programa Moto Segura já registrou mais de 2.100 motocicletas. A iniciativa visa aumentar a segurança dos motociclistas, utilizando tecnologia de rastreamento para combater o roubo e furto de motos no estado do Ceará. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran – CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

O motociclista de aplicativo Rodney Vieira Lima foi o primeiro inscrito no Moto Segura a ter seu veículo recuperado poucas horas depois do roubo. A ação contou com a colaboração das Forças de Segurança do Ceará, especialmente a Polícia Militar, que utilizou as tecnologias da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

Programa Moto Segura recupera primeiro veículo roubado
Foto: Paulo Cavalcanti / SSPDS

O crime aconteceu no 12 de novembro, enquanto realizava uma corrida com uma passageira no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. Na ocasião, ele foi abordado e teve a motocicleta roubada. Seguindo as orientações do cadastro no Moto Segura, ele acionou o número 190 da Ciops, que iniciou o rastreamento do veículo.

Através das tecnologias Agilis e Nuvid, o criminoso foi localizado e abordado em um trecho da BR-116, no bairro Parque Santa Maria. O homem, de 38 anos, já tinha antecedentes criminais e foi preso por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Programa Moto Segura

O programa Moto Segura é uma ação do Governo do Ceará, no âmbito do Ceará contra o Crime, que busca desestimular o roubo e o furto de motocicletas no estado. Até o final de novembro deste ano, o Detran – CE registrou 2.132 motos cadastradas. A adesão ao programa é feita pelo aplicativo Meu Detran, com a instalação do rastreador no veículo logo após o cadastro.

Quando o roubo ou furto ocorre, o condutor deve comunicar imediatamente à Ciops pelo número 190, fornecendo seu CPF e a senha do cadastro. Com essa informação, a motocicleta é rastreada em tempo real.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir