Cerca de 120 estudantes se reuniram para simular um modelo internacional de debate no último fim de semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O evento faz parte da na 12º edição da Simulação da Organização das Nações Unidas SONU Beta, projeto que reúne estudantes de Ensino Médio e de graduação para simularem órgãos internacionais.
A iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor) reúne alunos que recebem a função de diplomatas, juízes, advogados e jornalistas para debater temas que vão do combate à corrupção ao julgamento do massacre do Carandiru. Nesta edição foram simulados ao mesmo tempo o Grupo dos Vinte (G20), a Liga dos Estados Árabes (LEA) e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, na qual será realizado o julgamento do caso do massacre do Carandiru, de 1992.
Para acompanhar toda a discussão, os participantes fazem a cobertura noticiosa para o Comitê de Imprensa Internacional, com jornais como Al Arab e The Economist. Além disso, o evento conta com a assessoria de imprensa dos comitês políticos e jurídicos, composta por estudantes da graduação. Assim, é apresentado um panorama de como funciona a atividade jornalística de forma prática de repórter, editor e de assessor.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.