O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará deve fechar 2024 com crescimento de 5,5%, acima da média do Brasil, projetada em 3,3%. Foi o que informou o governador Elmano de Freitas, em almoço realizado nesta sexta-feira (13.12), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza (CE).
Além do chefe do Executivo Estadual, e do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, o evento reuniu autoridades a exemplo da vice-governadora Jade Romero, da primeira dama do Ceará, Lia de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, secretariado estadual, deputados, empresários e profissionais da imprensa.
Ações do Governo do Ceará desenvolvidas durante o ano também foram ressaltadas, na ocasião, pelo chefe do Executivo Estadual. “Temos uma taxa de desemprego menor que a média do Nordeste, um crescimento econômico no Ceará acima da média brasileira, o que demonstra que as correções que fizemos foram acertadas. Esse é o caminho certo. Estou animado e sei que colheremos muitos frutos nos próximos anos”, externou Elmano.
* Assinatura de Documentos
Foram assinados durante o encontro com líderes empresariais, documentos importantes que vão dar seguimento ao desenvolvimento cearense, como a mensagem do projeto de lei que institui o Projeto Crédito Verde, visando o desenvolvimento da energia elétrica a partir da energia eólica; a prorrogação da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para produtos lácteos por mais um ano; e o termo de cooperação, entre Fiec e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), para a internacionalização das empresas privadas estaduais.
O chefe do Executivo Estadual justificou: “O desenvolvimento econômico do Ceará é resultado do esforço do povo cearense de mãos dadas com o setor público, privado e a Academia. O Ceará é um estado que aumenta as oportunidades para um povo trabalhador. Estamos caminhando para o menor índice de desemprego da história do Ceará”, lembrou o governador.
* Sobre o Balanço
Um balanço do Governo nos últimos dois anos foi apresentado durante o evento pelo governador Elmano de Freitas. “Tenho um balanço muito positivo nestes dois anos, mas eu me cobro muito pois sei que podemos melhorar. Temos entregas em todas as áreas do Governo, mas temos que buscar nos aperfeiçoar cada vez mais. Sempre temos que buscar melhorar”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.
O governador ainda acrescentou: “Em 2024, tivemos o segundo maior investimento do Governo do Ceará desde 2003. Foram 3,615 bilhões de investimento neste ano, tudo isso possuindo a melhor nota de equilíbrio fiscal que o Brasil pode ter. Seguiremos fortes para que esse estado siga avançando”, assegurou Elmano.
* A Consciência que Move o Sistema Fiec
“Precisamos uns dos outros para construir caminhos sustentáveis, que nos levem a um futuro promissor. E não há futuro promissor sem o desenvolvimento harmônico de todos os setores da sociedade. Não há Estado desenvolvido, sem uma economia forte. E, para isso, é necessário ter uma indústria pujante, um agro dinâmico, um comércio pulsante e um serviço vibrante”, disse Ricardo Cavalcante em seu discurso durante o almoço com o Governador Elmano de Freitas.
O dirigente da Casa da Indústria no Ceará ainda pontuou: “Não há sociedade evoluída, sem uma educação de qualidade em todos os níveis, do ensino básico à universidade, da formação para o trabalho à pesquisa científica. Não há sociedade justa, sem ampliação das oportunidades, redução das desigualdades extremas e erradicação da pobreza. Somos parte de um corpo social, onde todos têm sua parcela de responsabilidade. E precisamos exercer, individual e coletivamente, o nosso papel”, finalizou Cavalcante.
> As imagens exibidas na matéria são de autoria dos fotógrafos George Lucas e Laura Guerreiro.