A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Projeto Acolher promove ações para povos indígenas durante o mês de abril

Durante o mês de abril, em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, que é comemorado em em 19 de abril, o Projeto Acolher irá promover ações especiais voltadas para os povos originários brasileiros. Ao longo da programação, serão ofertados serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico.

Realizado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em colaboração com a Secretaria dos Povos Indígenas e outros órgãos estaduais, as ações serão levadas para os territórios indígenas em Caucaia, Itarema, Maracanaú e Monsenhor Tabosa, no qual irão atender os povos Tapeba, Anacé, Tremembé, Pitaguary, Gavião, Potyguara, Tabajara e Tubiba-Tapuia. Além dos serviços mencionados anteriormente, ainda haverá ações de fortalecimento ao artesanato, onde s erão fornecidas orientações e apoio ao artesão e empreendedor, incluindo exposição de seus produtos, a fim de promover o desenvolvimento econômico e social dos povos indígenas.

Juliana Alves, secretária dos Povos Indígenas do Ceará e cacika do Povo Jenipapo-Kanindé, afirma que o Projeto Acolher é uma importante política pública, e que estas ações vão acontecer em “ótimo momento já que estamos no Abril Indígena”. “Pela primeira vez, serviços essenciais, que muitos indígenas nunca tiveram acesso, serão disponibilizados em seus territórios, proporcionando dignidade e cuidado aos nossos parentes. Além disso, destaca-se o valioso diálogo promovido pelo atendimento interdisciplinar, que aborda questões como violência e oferece orientações jurídicas, entre outros benefícios”, diz a secretária.

Todos os atendimentos e as ações começam nesta sexta-feira (5), na Escola Indígena Tapeba do Trilho, no município de Caucaia. Programado para acontecer das 9h às 16h, os primeiros povos indígenas a serem atendidos serão os Tapeba e Anacé. O restante da programação irá acontecer com o decorrer do mês de abril, sempre às sextas-feiras, em Itarema, Maracanaú e Monsenhor Tabosa.

Calendário de atendimentos de abril

5 de abril
Caucaia
Aldeia Lagoa dos Tapebas, Escola Indígena Índios Tapeba.
Povo/etnia: Tapeba e Anacé

12 de abril
Itarema
Aldeia Tapera, Escola Indígena Tremembé de Tapera.
Povo/etnia: Tremembé

19 de abril
Maracanaú
Aldeia Olho D’Água, Escola Indígena Chuí.
Povo/etnia: Pitaguary

26 de abril
Monsenhor Tabosa
Aldeia Olho D’água dos Canudos, Escola Indígena Tabajara.
Povo/etnia: Gavião, Potyguara, Tabajara e Tubiba-Tapuia

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir