O projeto “Monitor Queimadas Cariri”, idealizado por professores e estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), conquistou o segundo lugar na 8ª edição da Feira do Conhecimento (FdC). O evento tem o objetivo de fazer com que ciência, tecnologia e inovação sejam cada vez mais populares. O projeto da instituição busca fortalecer a prevenção de incêndios com o auxílio da inteligência artificial (IA) para coletar dados e prever possíveis focos de incêndio na Região do Cariri.
O monitor foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistema de Inteligência Artificial (Lisia/UFCA), que é orientado pelo professor Fabrício Freitas. De acordo com o docente, a conquista do prêmio é fruto do reconhecimento de um trabalho que tem como base o quadripé da universidade: pesquisa, ensino, extensão e cultura. “A premiação representa o reconhecimento e é uma conquista da universidade na sociedade”, disse.
20 projetos expostos na Feira do Conhecimento foram selecionados e avaliados por uma banca julgadora, que considerou critérios como relevância econômica e social, nível de maturidade da invenção, potencial de negócio e grau de inovação dos trabalhos.