A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Projeto de hortas comunitárias ganha força em equipamentos públicos do Ceará

Na última quinta-feira (12/09), Irineuda Lopes, secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), liderou uma reunião envolvendo técnicas da Secretaria da Proteção Social (SPS) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo foi discutir a implementação de hortas comunitárias em equipamentos públicos e projetos sociais no estado do Ceará. A iniciativa está sendo estruturada com a participação de diversas entidades, incluindo a SPS, SDA, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Saúde (Sesa), UFC e as comunidades locais.

De acordo com Irineuda, a reunião serviu para debater o desenvolvimento do projeto e fortalecer as parcerias necessárias para sua execução. “A proposta é buscar parcerias com a SDA, que tem uma relação direta com agroecologia, alimentação e apoio ao Programa Ceará Sem Fome. Para nós da SDA surgiu a proposta de a gente entrar com a assistência técnica e a parte formativa do quadro técnico para trabalhar a agricultura nesses locais. A intenção é que, se der tudo certo, o projeto seja ampliado para outros espaços. Os detalhes das ações serão discutidos em outras reuniões”, explicou.

Projeto de hortas comunitárias ganha força em equipamentos públicos do Ceará
Foto: Ascom SDA e SPS

As hortas comunitárias são vistas pela SPS como uma solução viável para comunidades em situação de vulnerabilidade, proporcionando acesso a alimentos saudáveis e promovendo melhorias nos hábitos alimentares e no bem-estar geral. Atualmente, três complexos sociais já possuem hortas implementadas.

O projeto é estruturado em quatro pilares principais. São eles, incentivar a produção de alimentos orgânicos para o consumo das próprias famílias, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis; estimular a cooperação e o fortalecimento dos laços comunitários por meio do trabalho em equipe; oferecer conhecimentos técnicos sobre agricultura orgânica, desde o plantio até o manejo, incentivando a segurança alimentar e o consumo consciente; e facilitar o acesso a alimentos saudáveis para as famílias, com a possibilidade de que estas também se tornem produtoras e comercializem os produtos em feiras e outros canais.

Projeto de hortas comunitárias ganha força em equipamentos públicos do Ceará
Foto: Ascom SDA e SPS

Atualmente, as hortas estão localizadas em três complexos. Complexo Mais Infância João XXIII (Rua Araguaiana, 77, Bairro João XXIII – Fortaleza); Complexo Mais Infância Cristo Redentor
(Rua Camélia, 450, Bairro Cristo Redentor – Fortaleza); e Complexo Mais Infância do Curió
(Rua Paulo Freire, s/n, Bairro Curió – Fortaleza).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir