
Juazeiro do Norte pode ganhar, em breve, o reconhecimento oficial de Capital Nacional das Romarias. O Projeto de Lei foi apresentado no Senado Federal nesta segunda-feira (25) pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).
A cidade, marcada pela fé em Padre Cícero, celebra todos os anos um intenso ciclo de romarias, com destaque para as festas de Nossa Senhora das Dores, Finados, Nossa Senhora das Candeias e as datas que lembram o nascimento e a morte do sacerdote.
A proposta ressalta a importância das romarias não apenas como expressão de fé, mas também como motor econômico, movimentando comércio, hospedagem, restaurantes, transporte, artesanato e serviços, gerando renda para milhares de famílias. O turismo religioso também é fortalecido por pontos de devoção, como a estátua do Padre Cícero, que atrai romeiros e turistas de todo o Brasil.
Atualmente, Juazeiro do Norte já ocupa a categoria A no Mapa do Turismo Nacional, figurando entre os 70 destinos mais visitados do país. Para o senador Girão, o título de Capital Nacional das Romarias tem o objetivo de “potencializar o turismo religioso, fortalecer a economia e preservar o patrimônio cultural material e imaterial que envolve essa tradição”.