Buscando estimular as alunas das escolas públicas de ensino médio no Ceará a terem protagonismo na área da matemática, o projeto “Elas na Matemática”, da Secretaria Estadual da Educação do Ceará (Seduc), irá remunerar alunas de 267 escolas da rede estadual selecionadas para atuarem como monitoras da disciplina nas mesmas escolas.
A iniciativa também visa aumentar a participação feminina nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. Além disso, o projeto surgiu após um diagnóstico que expõe a necessidade histórica de melhoria no aprendizado da Matemática no Ceará, uma vez que taxas evidenciadas por avaliações externas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) apontam que há um problema crônico de rendimento abaixo do esperado nesta área do conhecimento.
O projeto “Elas na Matemática” irá ofertar 500 bolsas de monitoria, sendo no valor de R$ 200 reais por mês, de agosto a dezembro deste ano. Das 267 escolas selecionadas, 161 são regulares e 106 contam com ensino integral, porém, ainda estão em fase implementação, ainda possuindo turmas na categoria regular.
Jucineide Fernandes, secretária executiva de Ensino Médio e Profissional da Seduc, explica que esse critério é necessário para garantir o tempo para o exercício da monitoria, uma vez que a carga horária da monitoria é de cinco horas por semana, acontecendo no período noturno quando a estudante selecionada não estiver em uma atividade escolar.
Além disso, Fernandes pontua o desafio de consolidar as aprendizagens na matemática não só em território cearense, mas em todo o Brasil, principalmente no ensino médio. Sabendo disso, a Seduc elaborou um conjunto de ações para o ensino de matemática na rede pública, sendo uma delas este incentivo financeiro para as meninas que gostam de matemática possam dar aulas.
“Aprender a matemática com o aluno, com o estudante, da forma como ele aprende, para ser mais fácil (para os demais alunos) e também para incentivar essa questão das mulheres nas áreas de matemática, das ciências exatas, engenharias que ainda tem um número bem menor em relação aos homens”, disse a secretária.
Para entrar no programa, a aluna precisa estar em uma 267 escolas selecionadas e participar do processo seletivo, precisando atender alguns requisitos, como:
- Estar regularmente matriculada, no ano letivo de 2024, na unidade escolar em que irá atuar;
- Ter boas notas no componente curricular de Matemática;
- Demonstrar interesse pela área e ter competências e habilidades necessárias para a condução da monitoria em Matemática;
- Apresentar perfil de liderança, protagonismo e habilidade didática;
- Ter clareza e coerência nas ideias no momento de fala.
Quando selecionadas, as alunas terão que exercer as seguintes tarefas:
- Desenvolver atividades semanais voltadas para a monitoria de Matemática, durante o período de vigência da bolsa;
- Participar dos planejamentos e/ou formações propostas pela Seduc/Crede/Sefor/Escola;
- Ser protagonista nas atividades didáticas planejadas pela/ou professora/or orientadora/or;
- Monitorar o desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula ou em outros espaços pedagógicos;
- Estimular o protagonismo feminino no componente de Matemática e nas áreas de STEM.
As alunas podem fazer suas inscrições nas escolas seleciona, durante o período de 3 a 13 de junho. A seleção fará uma Avaliação do desempenho acadêmico, usando uma pontuação baseada na média das notas do boletim, nos componentes da Formação Geral Básica, relativas ao 1° bimestre letivo, fora uma entrevista, no qual a candidata deve demonstrar as competências e habilidades necessárias para a monitoria.
Veja a lista de Credes que, até o momento, já estão com chamada aberta:
Crede 10 (com escolas de Alto Santo, Aracati, Fortim, Icapuí, Jaguaruana, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Russas, Palhano, Quixeré e Tabuleiro do Norte)
Crede 12 (com escolas de Boa Viagem, Madalena, Quixadá e Quixeramobim)
Crede 14 (com escolas de Solonópole, Mombaça e Pedra Branca)
Crede 17 (com escolas de Cedro, Icó, Ipaumirim e Várzea Alegre)
Crede 18 (com escolas do Crato)
Crede 20 (com escolas de Barro, Brejo Santo, Mauriti e Missão Velha)
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