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Projeto inovador faz escola do Ceará ser uma das melhores do Brasil na Redação do Enem

De acordo com dados da própria escola, a Redação do Enem foi determinante para que os alunos pudessem ingressar no ensino superior - (Foto: Reprodução/Rede Social)
De acordo com dados da própria escola, a Redação do Enem foi determinante para que os alunos pudessem ingressar no ensino superior – (Foto: Reprodução/Rede Social)

Pensado para promover o avanço na escrita e na leitura, o projeto RedLab foi desenvolvido por professores de Língua Portuguesa que atuam na escola Marta Maria Giffoni de Sousa. Situada no município de Acaraú, interior do Ceará, a unidade de ensino foi uma das melhores na prova de Redação do Enem, com a média 912,09.

O resultado obtido em 2024 é fruto de um trabalho em conjunto. Além dos professores específicos, o projeto conta com o apoio de professores corretores com formação continuada, além de gestores e de alunos mentores de Redação. 

Ainda segundo os organizadores do projeto, o mapeamento dos resultados dá encaminhamentos e ressaltam a relevância dessa iniciativa. A escola viu na Redação uma oportunidade de elevar a média dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  De acordo com a gestão da escola de Acaraú, dos 175 alunos do 3º ano do ano passado, 137 estudantes já estão cursando o ensino superior em 2025.

O RedLab é trabalhado desde a entrada dos alunos na escola da rede estadual. No 1º ano do Ensino Médio, o projeto oferece oficinas semanais voltadas ao desenvolvimento da estrutura textual, argumentação, análise de casos, produção e reescrita de textos, entre outras práticas. 

Os alunos também participam de projetos como os Círculos de Leitura, que estimulam o compartilhamento de leituras realizadas pelos próprios estudantes. No 2º ano, as oficinas ganham ainda mais intensidade, com foco na construção argumentativa a partir de elementos como contextualização, problematização e abordagem interdisciplinar. 

As atividades têm como objetivo ampliar o repertório dos alunos, aprofundar o conhecimento do gênero dissertativo-argumentativo e desenvolver as cinco competências exigidas na redação do Enem.

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