Com foco nas comunidades tradicionais do litoral cearense, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) realiza a sétima edição do projeto Amar Defensoria – um mar de direitos. Nos dias 28 e 29 de novembro, a ação oferece atendimento jurídico e conscientização sobre direitos em uma carreta itinerante estacionada na Praça de Eventos, no centro da cidade.
A programação tem início no dia 28 de novembro, quando a equipe técnica da Defensoria fará triagens para identificar as necessidades da população, das 9h às 16h. Na ocasião, orientações sobre documentos e informações para iniciar processos serão fornecidas. Já os atendimentos com defensores públicos ocorrerão no dia 29, das 8h às 12h.
No período, a carreta da DPCE será um ponto de apoio para demandas como pensão alimentícia, divórcios, retificação de registros civis, emissão de certidões e soluções extrajudiciais. Também será possível acompanhar o andamento de processos já em curso. A edição anterior, realizada em Aracati, atendeu mais de 150 pessoas.
A Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS) também estará presente para complementar a ação. No dia 27 de novembro, o Caminhão Cidadão estará no mesmo local, das 9h às 16h, oferecendo serviços como emissão de RG, CPF, certidões de antecedentes criminais e cadastramento de carteira de trabalho digital. As fotografias e biometrias necessárias serão feitas gratuitamente, com a distribuição de 60 senhas para atendimento.
Outro parceiro da iniciativa é a Defensoria Pública da União (DPU). Entre os atendimentos prestados estão questões federais, como benefícios previdenciários, fornecimento de medicamentos e exames de alto custo, direito à moradia e casos de violações de direitos humanos.
Como parte da programação, haverá um espaço para diálogo e conscientização. No dia 28, às 14h30, será realizada uma roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O encontro será no auditório da Secretaria de Educação do Município, localizado na Rua Ormezinda Sampaio, nº 330, no Centro.
Serviço
Data: 27, 28 e 29 de novembro
Horário: 9h às 16h (dias 27 e 28/11) e 8h às 12h (dia 29/11)
Local: Rua Coronel Meireles, s/n, em frente à Praça Matriz – Centro
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.