O Centro Cultural do Cariri, em Crato, realiza nesta quinta-feira, (7), o seminário “Raízes do Amanhã”. A programação se estende ao longo de todo o dia, reunindo representantes de diversos setores da sociedade para debater o fortalecimento da economia criativa na região do Cariri. Para participar da programação, é preciso realizar inscrição gratuita no site do evento: www.kariricriativo.com
A cerimônia de abertura contará com a presença da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e da Secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, que vai apresentar o Calendário de Ações do Kariri Criativo. O projeto, com duração prevista de quatro anos, adota um modelo de desenvolvimento em rede, pautado na inclusão e no protagonismo de agentes culturais e criativos locais.

Durante o evento, será firmado o Pacto Kariri Criativo, uma aliança entre os governos federal e estadual, prefeituras, universidades e a sociedade civil. O objetivo é construir coletivamente políticas públicas que impulsionem a cultura e promovam práticas criativas e sustentáveis na região.
A programação também inclui o lançamento de iniciativas estratégicas de alcance nacional. Um dos destaques será a Mesa Magna, com a participação do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, que apresentará o projeto Rouanet Nordeste que contará com investimento de R$ 40 milhões para estimular o crescimento de emprego e renda –, e da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, que vai detalhar o programa Nordeste Criativo | Brasil Criativo.
Também integram a Mesa Magna, a Andrea Guimarães, Diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa; Deryk Santana, Diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura e da Economia Criativa; Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, Diretor de Desenvolvimento de Territórios Criativos da Secretaria de Economia Criativa; e Odecir Costa, Diretor de Fomento Indireto da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura.
O seminário tem como foco estimular o diálogo entre gestores públicos, artistas, agentes culturais, pesquisadores, instituições de ensino e representantes do setor financeiro. A proposta é promover trocas de experiências e reflexões que articulem os saberes tradicionais do Cariri com as inovações tecnológicas contemporâneas.