
Palco de uma iniciativa turística que promete investir cerca de 285 milhões de reais, a Praia do Preá, localizada no município de Cruz, a 245 km de Fortaleza, receberá um projeto que deve beneficiar todos os setores econômicos da região. O responsável pelo projeto intitulado de Vila Carnaúba é Eduardo Juaçaba, um dos fundadores da XP Investimentos.
A iniciativa vai envolver esporte, lazer e gastronomia, além de toda a cadeia produtiva do turismo, incluindo a cultura. Cerca de 500 empregos diretos serão abertos durante a construção do empreendimento, que tem previsão de ser concluída em 31 de dezembro de 2022.
Num terreno com 515 mil m² de área, os arquitetos Miguel Pinto e Sérgio Caldas idealizaram o projeto de construção inspirado num modelo oriental. Materiais como palha de carnaúba, madeira, bambu, linho e fibras naturais serão providos por fornecedores das redondezas. Além dos insumos, mão de obra regional e artesãos locais devem participar da construção do início ao fim.

O programa de hospedagem do Vila Carnaúba estará voltado para o residencial e a hotelaria, semelhante aos modelos de vilas dos Estados Unidos atreladas a estações de ski, onde pessoas aptas ao trabalho remoto se hospedam por temporada. A região tem como marca registrada a prática de esportes náuticos, sendo o maior destaque o kite surf, o que atrai o público apaixonado por esportes radicais e natureza.
A verba pra custear o investimento vem de um Fundo de Ideias e de Terras criado por Juaçaba e a empresa empreendedora será a Flow City Brasil Empreendimentos Imobiliários Ltda.
Com informações do correspondente Edson Pinto.