No mês de dezembro, o Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias chega à cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. A iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) que é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – tem o propósito de sensibilizar os jovens a respeito da importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente em todo o Estado. Com isso, o projeto realiza oficinas de educação patrimonial, além de inventários culturais participativos que tem o intuito de mapear e difundir referências culturais das localidades onde ocorrem as visitas.
O evento do PPT em Juazeiro do Norte é resultado de uma parceria da EAOTPS com o Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC.Horto). Na cidade, 15 jovens vão receber uma oficina de educação patrimonial onde irão aprender noções sobre patrimônio cultural, produção textual e mídias digitais.
Após as aulas, os(as) participantes das oficinas realizarão uma pesquisa de campo que irá identificar e difundir de forma colaborativa as referências culturais presentes na Colina do Horto. Durante a pesquisa de campo, os(as) participantes percorrerão o local, realizando entrevistas com moradores(as), documentando e registrando com vídeos e fotografias as referências culturais que consideram importantes serem reconhecidas, preservadas e difundidas. O resultado do inventário cultural será divulgado no perfil do instagram @patrimonioparatodos.
A coordenação desta edição do PPT no Cariri é feita por Ricardo Borges, gestor executivo do CAC.Horto, tendo a consultoria do historiador e idealizador do Projeto, João Paulo Vieira. Segundo Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, a parceria com o Complexo Ambiental Caminhos do Horto contribui para expandir o Projeto Patrimônio Para Todos para a região do Cariri, berço cultural do Estado.
“O PPT estimula que as próprias comunidades identifiquem, selecionem e registrem as referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias. Ou seja, são os próprios jovens moradores de Juazeiro que vão apontar o que deve ser considerado um patrimônio em seu território, no caso, a Colina do Horto. Essa é a força principal do projeto que busca evidenciar o patrimônio não consagrado, indo além dos bens já reconhecidos pelo poder público e instituições de preservação”, ressalta Maninha Morais.
Colina do Horto
A Colina do Horto está situada no perímetro urbano do município de Juazeiro do Norte, de onde se pode avistar todo o Vale do Cariri e a Chapada do Araripe. É um território de significativa expressão simbólica e caminho de devoção para inúmeros romeiros e devotos, consolidando-se como um berço de expressões culturais e artísticas, através dos saberes e fazeres dos mestres e mestras de tradição.
Abriga a famosa estátua de Padre Cícero, com 27 metros de altura, erguida em 1969, e diversos outros patrimônios edificados, como os restos de um muro, de 1914, memória da batalha da Sedição de Juazeiro, casas e ermidas de beatos, a Igreja do Bom Jesus do Horto e o Museu Vivo do Padre Cícero. Além disso, é possível conhecer ainda a trilha de Santo Sepulcro, inserida dentro da Unidade de Conservação Horto do Padre Cícero.
A colina também compõe o Geoparque Araripe, representando o geossítio Colina do Horto, que possui a datação mais antiga do território, de 650 milhões de anos.
Confira a programação
Educação patrimonial e inventário participativo (24h)
06, 07 e 08/12
Introdução ao áudio visual
10/12
Produção textual
11/12
Redes sociais
12/12
Pesquisa de campo
16 a 20/12
Local das oficinas: E.E.M.T.I Alaíde Silva Santos
Endereço: R. José Caetano do Salgadinho – Salgadinho, Juazeiro do Norte – CE, 63011-125
Horário: 08h às 12h
13h às 17h