Nesta sexta-feira (25/07), a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) dará início à edição 2025 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias. A iniciativa itinerante percorre diferentes territórios, promovendo oficinas de educação patrimonial e elaborando, de forma colaborativa, um inventário cultural com os moradores das comunidades visitadas.
Durante o evento de lançamento, que será realizado na sede da Escola, será prestada uma homenagem aos guardiões da memória identificados pelo projeto em 2024 nos bairros periféricos de Fortaleza. São considerados guardiões aqueles indivíduos que desempenham papel fundamental na preservação e transmissão da história local.
Além da homenagem, o público terá acesso em primeira mão aos documentários “Guardiões da Memória” e “Aventuras através das memórias”, ambos dirigidos pelo audiovisualista Henrique Dídimo. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.
Documentários
“Guardiões das Memórias” retrata como essas personalidades mantêm viva a memória de uma Fortaleza que costuma ficar à margem da história oficial. Os entrevistados nessa produção são o pesquisador Diego di Paula, do Acervo Mucuripe; o fotógrafo José Albano, da Sabiaguaba; Valdenor Moura, da TV Janela, no Planalto Ayrton Senna; a memorialista Ivoneide Góis, do Poço da Draga; e o comunicador Inácio Rocha, do bairro Antônio Bezerra.

O segundo documentário, “Aventuras através das memórias”, apresenta o percurso do PPT em 2024 pelos bairros Dias Macedo, Vila União, José de Alencar, Planalto Ayrton Senna e Antônio Bezerra. Nessas localidades foram identificados mais de 49 patrimônios culturais por meio da participação comunitária.
Projeto Patrimônio Para Todos
O PPT tem como objetivo sensibilizar jovens sobre a relevância do patrimônio cultural, estimulando a construção coletiva de inventários culturais locais. Reconhecido nacionalmente, o projeto recebeu, em 2012, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e, em 2023, o Prêmio Inventários Participativos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Escola de Artes
A EAOTPS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O projeto mantém parceria com a Secretaria da Educação do Ceará, realizando suas oficinas em escolas estaduais de tempo integral.
Serviço
Data e horário: 25 de julho, às 17h
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
(Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga, Fortaleza/CE)
Evento gratuito e aberto ao público
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.