O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lança, neste domingo (8), o Ceará Ciclo Natalino 2024 que este ano tem como tema “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais” em homenagem Mestre Cícero Ribeiro, agraciado em 2022 com o título de Tesouro Vivo do Ceará. A solenidade de lançamento ocorrerá no terreiro do Mestre Cícero Ribeiro, que fica na cidade de Missão Velha na Região do Cariri, às 18h, o acesso é gratuito.
Na programação de abertura, haverá um encontro com apresentações de algumas bandas cabaçais da Região do Cariri: São José, do Mestre Cícero Ribeiro, São Bento, do Mestre Antônio, e a Banda Cabaçal Santo Expedito, do Mestre Expedito Cabôco, além do Reisado de Congo do Mestre Aldenir, onde serão exaltadas as manifestações culturais natalinas da região.
“Como uma política cultural necessária, o Ciclo Natalino busca ampliar e fortalecer as ações voltadas ao patrimônio imaterial no Ceará, promovendo o reconhecimento, a valorização e a difusão dos saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense. O ciclo incentiva a criação, formação e fruição das manifestações culturais populares natalinas, garantindo a participação de grupos étnico-raciais que desenvolvem trabalhos artísticos e culturais em suas comunidades e territórios. Além disso, coleta, analisa e integra dados para qualificar essa política, inserindo as manifestações no circuito cultural e turístico do estado”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Serão 14 Mostras Regionais que estão compondo o Ciclo Natalino 2024, com projetos que foram selecionados no XIX Edital Ceará Ciclo Natalino promovido pela Secult. As Mostras ocorrem nas macrorregiões do estado: Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral, Sertões de Canindé, Sertões de Crateús e Vale do Jaguaribe. Os grupos selecionados de cada mostra irão se apresentar na XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024, nos dias 4 e 5 de janeiro de 2025, período em que se comemora o Dia de Reis, no Complexo Estação das Artes, em Fortaleza.
As atividades do Ciclo Natalino constituem-se como uma ação contínua de fomento, apoio à realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias desse ciclo, por meio da valorização dos Grupos de Tradição Natalina, Grupos de Projeção Folclórica (Parafolclórico), Grupos de Culturas Camponesas, Presépios e Tesouros Vivos Titulados da Tradição Natalina e manifestações culturais como bois, dramistas, fandangos, lapinhas vivas, pastoris, presépios e reisados.
“O Ceará Ciclo Natalino é um momento para celebrar o Mestre Cícero Ribeiro e a cultura tradicional popular natalina do Ceará, em uma região que tem um simbolismo cultural vivo, um lugar onde a cultura pulsa, portanto, esse momento não poderia ser em outro lugar, senão no terreiro do nosso Mestre homenageado, em Missão Velha, no Cariri”, disse Hildebrando Maciel, que é o curador da Mostra.