Uma proposta do deputado federal Domingos Neto (PSD) tem como objetivo trazer uma maior segurança aos usuários de aplicativos de bancos. A iniciativa vem diante de um cenário onde o meio digital é muito utilizado para movimentações financeiras e, consequentemente, pessoas enfrentam alguns problemas.
Entre as determinações do projeto de lei estão a possibilidade de bloquear temporariamente o aplicativo por meio de outro aparelho, solicitação de senha ou identificação biométrica para a abertura da interface do aplicativo, além de informar ao usuário quando o dispositivo estiver conectado em uma rede não segura. Uma central telefônica também deve ser criada para realizar o bloqueio do sistema em casos de furto e outra medida também prevista na proposta é a responsabilização das agências bancárias em caso de fraudes mediante comprovação de falha na segurança da ferramenta.
Segundo o parlamentar, a iniciativa vem como um modo de prevenir golpes, que muitas vezes ficam sem resolução. “O projeto é uma resposta a uma demanda da sociedade. Esses crimes cibernéticos vêm crescendo à medida que utilizamos mais a tecnologia para realizar operações bancárias e que os bancos digitais são popularizados. Muitas vezes, sem uma resposta efetiva dos bancos, as pessoas se veem obrigadas a recorrer às redes sociais como alternativa para chamar atenção da sociedade”, explica.