Pela segunda vez em seus 43 anos de história, o Conass tem uma mulher presidindo sua diretoria. A médica infectologista Tânia Mara Coelho, atual secretária estadual de Saúde do Ceará, assumiu o cargo na noite desta quarta-feira (23). A cerimônia não apenas formalizou seu compromisso com a saúde pública brasileira, mas também se tornou um marco simbólico na trajetória de liderança feminina no Sistema Único de Saúde (SUS).
Tânia Mara reafirmou sua determinação em seguir firme na defesa de um sistema de saúde público, universal e de qualidade, reforçando o papel das mulheres como protagonistas na construção de políticas públicas que salvam vidas e transformam realidades. “Sou nordestina. Sou cearense. E sou a segunda mulher, em toda a história do Conass, a ocupar essa presidência. Levo comigo o orgulho e a responsabilidade de representar tantas mulheres gestoras que, com coragem, sensibilidade e competência, fazem a diferença todos os dias na saúde pública do nosso País”, revelou emocionada.
A médica destacou a força, o comprometimento e a determinação das secretarias estaduais de saúde, enfatizando que, mesmo diante dos maiores desafios, elas permanecem firmes, transformando realidades com generosidade, inteligência e amor pelo trabalho que realizam.
A presidente também fez questão de saudar o ex-presidente Fábio Baccheretti, agradecendo pelo incentivo em aceitar a missão de conduzir os gestores estaduais de saúde na defesa do SUS e parabenizou pela liderança exemplar à frente do Conass.
Sobre os desafios que virão, Tânia expressou sua confiança na potência do Sistema Único de Saúde, na sabedoria dos territórios e na capacidade de transformar vidas por meio de políticas públicas justas e eficientes.
Ao final, ela destacou que o Conass seguirá como um espaço de construção coletiva, técnica, federativa e humana, reafirmando o compromisso dos gestores em continuar articulando com o Ministério da Saúde, os outros entes federados e a sociedade, defendendo um SUS que atenda a todos com equidade, dignidade e cuidado. “Vamos juntos — com escuta, sensibilidade e coragem. Por um SUS mais forte!”, concluiu.
Em seu discurso de despedida, o então presidente do Conass, Fábio Baccheretti, se emocionou ao falar sobre o trabalho de Tânia como vice-presidente. “Foram dois anos de convivência, e você foi fundamental nesse tempo. Pensamos muito parecido, e foi fácil trabalhar com você. Seu jeito pragmático e direto, somado à sua capacidade técnica, faz de você merecedora de nos representar. A segunda mulher presidente do Conselho da nossa história”, disse ele.
Baccheretti também ressaltou as conquistas desses dois anos, destacando a materialização de políticas estruturantes e transformadoras com o apoio dos secretários e técnicos do Conselho. “Conseguimos encontrar caminhos de consenso para um SUS mais eficiente e inovador”,afirmou.
A cerimônia contou com a presença de parlamentares, representantes de várias instituições e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que destacou a importância de mais uma mulher na presidência do Conass. “Parabenizo a Tânia por assumir este cargo, a segunda mulher presidente do Conass. É com muita alegria que compartilharei as reuniões com você, uma mulher com sua capacidade de liderança, de construir consensos e lidar com os grandes desafios que teremos na saúde”, revelou.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, enviou um vídeo parabenizando Tânia pela posse, destacando o orgulho que isso representa para o estado e a seriedade de seu trabalho. “É uma grande honra ter uma mulher como presidente do Conass. Ver você lutar por um sistema de saúde mais justo e melhor para o Brasil nos dá muita esperança e confiança”, comentou.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, também parabenizou Tânia, destacando a importância de ter uma mulher à frente da gestão do SUS. “Você é a segunda mulher a assumir esse cargo e, como mulher, sei o quanto isso nos fortalece. Que possamos construir juntas para avançarmos no cuidado da vida”, disse.
O presidente do Conasems, Hisham Hamida, também desejou sucesso a Tânia, enfatizando a importância histórica desse momento para o Conselho. “Isso tem uma representatividade muito forte, pela seriedade do seu trabalho com o sistema de saúde e por ter representado tão bem o Conass enquanto vice-presidente. Sei que você fará um ótimo trabalho”, afirmou.
Cristian Fuhrimann, representante da Organização Pan-Americana da Saúde, também comentou sobre a posse de Tânia, destacando que ela simboliza um marco importante no gênero. “Sua chegada nos guiará nos princípios fundamentais do SUS, além da sua capacidade e liderança”, afirmou.
Junto com Tânia, também tomaram posse os vice-presidentes regionais e os representantes do Conass na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na Agência Nacional de Saúde Suplementar, além do secretário executivo, Jurandi Frutuoso, que foi reconduzido ao cargo.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.