PUBLICIDADE

Protocolo internacional de desengasgo é atualizado; veja o que mudou

A American Heart Association (AHA) divulgou, em outubro de 2025, novas orientações sobre primeiros socorros em casos de engasgo. As mudanças visam simplificar o treinamento e aumentar a eficácia do atendimento em emergências, abrangendo desde bebês até adultos.

As diretrizes alteram a forma de atendimento a vítimas conscientes. Com isso, adultos e crianças com mais de um ano devem receber cinco pancadas firmes nas costas alternadas com cinco compressões abdominais, conhecidas como manobra de Heimlich. Antes, as compressões eram aplicadas primeiro.

Para bebês com menos de um ano, a recomendação passa a ser cinco palmadas nas costas seguidas de cinco compressões torácicas, realizadas com a base da palma da mão. A AHA alerta que compressões abdominais estão proibidas nessa faixa etária, pois podem causar lesões. Nesse sentido, as palmadas auxiliam a deslocar o objeto antes das compressões.

Protocolo internacional de desengasgo é atualizado; veja o que mudou
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

Os ajustes foram motivados por dados que indicam que 40% das paradas cardíacas infantis fora de hospitais nos EUA estão relacionadas a engasgos ou obstruções respiratórias. O objetivo é reduzir o tempo de resposta e minimizar riscos associados a compressões inadequadas.

Passo a Passo

O passo a passo recomendado para bebês inclui: verificar se o bebê realmente está engasgado, com ausência de choro, tosse ou respiração; apoiá-lo de bruços sobre o antebraço com a cabeça mais baixa que o corpo; aplicar cinco palmadas entre as escápulas; virar de barriga para cima e realizar cinco compressões torácicas; repetir até que o objeto seja expelido ou o bebê perca a consciência. Não se deve introduzir os dedos na boca, a menos que o corpo estranho esteja visível. Em caso de desmaio, se inicia a reanimação cardiopulmonar (RCP).

Para crianças maiores de um ano e adultos conscientes a orientação é: confirmar obstrução, com ausência de tosse, som ou respiração; posicionar a vítima levemente inclinada à frente; aplicar cinco pancadas nas costas; se necessário, cinco compressões abdominais, alternando os movimentos até o objeto ser expelido ou até perda de consciência. Em caso de desmaio, iniciar compressões torácicas seguindo o ritmo da RCP.

Em caso de a vítima não conseguir respirar, tossir ou falar, quando o objeto não for expelido ou houver perda de consciência, o Samu pode ser acionado no número 192.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir