O diretório estadual do PSB no Ceará e a direção municipal em Fortaleza vão realizar, neste sábado (9), um ato de filiação de lideranças classistas, empresariais e sindicais do município de Fortaleza. O evento vai contar com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e de outras lideranças socialistas locais.
O senador Cid Gomes, recém-filiado ao PSB , e o presidente estadual do PSB-CE, Eudoro Santana, estão atuando para ampliar as forças do partido no Estado. Na ocasião de filiação, outros 40 prefeitos também vão ingressar nos quadros do partido socialista. O PSB já conta em seus quadros com os prefeitos de Groaíras, Acaraú, Jardim, Guaiuba, Santa Quitéria, Ibiapina e Reriutaba.
Em Fortaleza o PSB ocupa duas cadeiras na Câmara Municipal, com os vereadores Leo Couto e Moura Taxista, mas com a abertura da janela partidária na última quinta-feira (07/03), período em que vereadoras e vereadores podem trocar de partido sem prejuízo do mandato. Segundo Leo Couto, o PSB está trabalhando para fortalecer as candidaturas proporcionais.
Além do evento de filiação de amanhã, na segunda quinzena mais outras filiações devem acontecer dentro desse processo de fortalecimento da sigla rumo às eleições de 2024 na Capital. Conforme o vereador, no evento deste sábado o PSB recebe em seus quadros, empresários, formadores de opinião e pessoas com destaque na sociedade. Estão confirmadas as filiações de Maurício Filizola, empresário e ex-presidente do Sistema Fecomércio, e dos empresários Honório Pinheiro e Wilmar Ferreira podem compor a lista de novas filiações do PSB. Também devem se filiar o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (Henri Campos), o escritor Juarez Leitão e Adriano Loureiro, diretor do Centro de Formação Olímpica do Ceará. Também deve se filiar ao PSB o ex-secretário de Turismo, Arialdo Pinho.
Nos próximos dias, mais filiações devem ser oficializadas. “Em 10 dias no máximo vamos fazer outra filiações. A gente já vem conversando para o fortalecimento da chapa e o pensamento é a gente fazer, o encaminhamento que nos estamos hoje, com certeza é de quatro ou cinco vereadores da Capital”, revelou Leo Couto. Da última quinta-feira, até o dia 05 de abril, vereadores e prefeitos podem trocar de partido sem risco de perda de mandato. Esse é o prazo final para a filiação partidária de quem pretende concorrer à reeleição.
A solenidade será realizada a partir das 9h, no Marina Park Hotel – Salão Iracema.