O trabalho que tem sido desenvolvido no Ministério da Educação pode render outros espaços para o ex-governador do Ceará. O PT considera Camilo Santana como um bom quadro para atuar na sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Esse cenário voltou a ser levantado após Humberto Costa, presidente interino do PT, cumprir agenda no Ceará e ser questionado sobre o assunto.
Em coletiva de imprensa, Humberto respondeu questionamentos sobre os planos do Partido dos Trabalhadores caso Lula não possa concorrer à presidência em 2026. De forma bem-humorada, Humberto afirmou que a sigla não trabalha com essa possibilidade. “A não ser que seja por questões de saúde, mas Guimarães já garantiu que ele [Lula] está melhor do que todos nós”, respondeu.
Ainda na coletiva, o presidente do partido foi perguntado sobre a possibilidade de Camilo Santana ser o candidato à presidência em 2026. Segundo Humberto Costa, o atual ministro da Educação e ex-governador do Ceará é um bom nome, mas que só poderá ser trabalhado nesse planejamento no ano de 2030. “É um plano que só pode ser pensado para 2030. Entre eles, temos os bons nomes de Fernando Haddad [ministro da Fazenda] e o de Camilo Santana”, destacou.
A ventilação do nome de Camilo começou, sobretudo, quando Lula realizou o convite para que o ex-governador pudesse assumir o MEC. Segundo os bastidores da política, esse posição seria estratégia já para trabalhar a figura e o nome de Camilo em âmbito nacional.
No entanto, o próprio ministro já foi perguntado sobre qual seria o seu nível de interesse em concorrer à presidência da República em 2026. De acordo com Camilo Santana, em resposta à imprensa cearense e nacional, o seu foco está em trabalhar pela reeleição de Lula no ano que vem.
PT considera Camilo um bom nome para suceder o presidente Lula; confira a declaração do presidente do partido:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC