PUBLICIDADE

Quase 70% das pessoas irão evitar festas de fim de ano para economizar

Apesar da adesão às festas de fim de ano, uma parcela da população se mantém cautelosa, visando o equilíbrio financeiro - (Foto: Reprodução)
Apesar da adesão às festas de fim de ano, uma parcela da população se mantém cautelosa, visando o equilíbrio financeiro – (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa recente, realizada pelo Serasa, mostra que as festas de fim de ano devem ser marcadas por mais cautela no bolso dos consumidores. De acordo com o levantamento, 54% das pessoas afirmam que pretendem gastar menos neste período. De acordo com o relato dos entrevistados, esse comportamento reflete preocupação com despesas fixas, endividamento e organização financeira para o início de 2026.

O estudo, feito em parceria com o Instituto Opinion Box, também mostra que 68% dessas pessoas vão evitar festas de fim de ano. Essa parcela, segundo o levantamento, demonstra uma postura cuidadosa, que traz o objetivo de economizar recursos para outros projetos no ano que está por vir.

A prioridade tem sido o pagamento de contas, a compra de itens essenciais e a tentativa de manter as finanças sob controle diante do cenário econômico. Mesmo com datas tradicionais como Natal e Réveillon, o clima é de planejamento e moderação, tanto no consumo quanto no lazer. 

Especialistas destacam que essa postura mais prudente indica um consumidor mais consciente, atento ao orçamento e preocupado em começar o novo ano com menos dívidas e mais equilíbrio financeiro.

Esse levantamento ouviu pessoas de todo o Brasil entre os dias 19 de novembro e 2 de dezembro de 2025, com mais de 1.000 entrevistas on-line. O estudo foi organizado para entender como os consumidores estão planejando os gastos de fim de ano diante das preocupações econômicas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir