PUBLICIDADE

Quase metade dos meninos nordestinos não têm certeza do amor paterno

Segundo a pesquisa “Meninos: Sonhando os Homens do Futuro”, no Nordeste, 40% dos meninos com idades entre 13 e 17 anos não têm certeza sobre o quanto são amados por seus pais. Este dado é baseado nas respostas combinadas de “discordo totalmente” e “concordo parcialmente”. Ao todo, foram entrevistados mais de quatro mil adolescentes.

No Brasil como um todo, essa proporção sobe para 50%, variando entre diferentes grupos étnicos. Já na região Sul, a porcentagem de meninos que compartilham essa percepção diminui para 30%. Além disso, a pesquisa, desenvolvida pelo Instituto PDH e PapodeHomem, com o apoio da Natura e do Pacto Global da ONU no Brasil, indica que 60% dos meninos sentem que têm poucos ou nenhum exemplo positivo de masculinidade em suas vidas.

Quase metade dos meninos nordestinos não têm certeza do amor paterno
Foto: Reprodução

Pelo entendimento de profissionais da psicologia, o resultado da pesquisa alerta para a complexidade de moldar os homens do futuro para serem mais gentis e amorosos, considerando a falta de estímulo que esses meninos recebem. Psicólogos concluem ainda que a ausência de sentimentos de amor pode impactar negativamente a saúde mental desses jovens, que podem ter dificuldade em diferenciar o que é amor verdadeiro e abuso, posse ou violência.

O levantamento revela também que 50% dos responsáveis desejam que seus meninos aprendam a cuidar mais de sua aparência, como corpo, pele e cabelo. Essa proporção aumenta para 60% no Nordeste.

Viviana Santiago, consultora estratégica do projeto, observa que os meninos reconhecem que há várias maneiras de ser homem. No entanto, eles enfrentam a dificuldade de encontrar figuras masculinas inspiradoras em seu entorno.

Estudo

O estudo “Meninos: Sonhando os Homens do Futuro” é parte de um projeto maior que inclui uma pesquisa, um documentário e um currículo para escolas e espaços esportivos. Iniciado em janeiro de 2023, o projeto foi apresentado na 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, em Nova York, com o objetivo de criar um retrato mais fiel da realidade dos meninos, suas expectativas, relacionamentos e como são percebidos pelos outros. O documentário, que leva o mesmo nome da pesquisa, mostrará a experiência de um grupo de jovens, entrevistas com especialistas e os resultados completos do estudo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir