Entendendo que é possível crescer e lucrar ajudando a resolver os problemas do mundo foi com esse propósito que nasceu o Selo ESG-FIEC entregue a quatro empresas em solenidade realizada com a presença de industriais, convidados e imprensa, na manhã desta quarta-feira (26.04), no Auditório Waldyr Diogo, instalado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
Incentivar e premiar as indústrias cearenses é, também, a finalidade do certificado concedido às empresas que têm se dedicado às melhores práticas de ESG no mundo: Cerâmica Brasileira Cerbras Ltda, Alimempro Produtos Processados Ltda, Qair Brasil Participações S.A e Norsa Refrigerantes S.A (Coca-Cola).
“São bons exemplos de empresas que assumiram o papel de protagonistas desse movimento pela inclusão dos pilares do ESG e da sustentabilidade na estratégia dos negócios”, disse em seu discurso o presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante, que efetivou a entrega do Selo ESG-FIEC, com a secretária de Meio Ambiente e Mudança de Clima do Estado (Sema), Vilma Freire.
“Não cabe aqui, contar a história de cada uma dessas empresas, mas preciso destacar o quanto as suas lideranças e colaboradores estão comprometidos com os princípios que norteiam o conceito ESG, tanto no que tange às questões ambientais, quanto sociais e de governança”, acrescentou ainda, Ricardo Cavalcante.
A Cerbras, a Qair Brasil, a Solar Coca-Cola, e a Alimempro, vivenciaram um criterioso processo de certificação conduzido pelo Núcleo ESG-FIEC, que foi inicialmente liderado pelo vice-presidente da Federação, Jaime Belicanta, e hoje segue com o apoio do diretor financeiro da instituição, Edgar Gadelha. O Núcleo conta ainda, com a coordenadora Alciléia Farias, Maria Júlia, Giovanni Santos e o consultor em ESG, Francílio Dourado.
A primeira empresa a receber o certificado desta edição foi a Cerâmica Brasileira Cerbras Ltda. “Significa muito pra nós, porque vem pra afirmar quem somos e o que fazemos. Significa que nossas práticas sustentáveis foram reconhecidas e que os nossos pilares focados nas pessoas, no meio ambiente e na qualidade, estão focados numa base sólida de governança transparente e ética” descreveu a vice-presidente e representante da empresa, no evento, Ticiana Mota.
Em seguida, o Selo ESG-FIEC chegou a ser entregue ao sócio diretor da Alimempro, Isaac Blay, que falou em seu pronunciamento: “Eu acredito que o ESG começa em nossa casa. São os pequenos atos, as pequenas ações que a gente faz. Esse ensinamento a gente conseguiu trazer para a nossa indústria ao longo dos anos e passar isso para os nossos colaboradores”.
Já o diretor executivo da Qair Brasil, Jorge Borrel, terceiro a ser agraciado comparou o ESG com as cores primárias: o vermelho, o azul, o amarelo… “Com elas você cria todas as cores que existem. Se nós fizermos o ESG com todas essas cores primárias, nós podemos fazer um mundo de toda cor”, pontuou.
E para fechar a solenidade, a certificação foi entregue a Solar Coca-Cola, que teve como representante, o gerente de relações externas, Artur Ferraz. “É com muito orgulho que mesmo atuando numa área que representa 70% do território brasileiro, a gente tenha no nosso Estado de origem, a primeira federação com essa visão de criar o Selo ESG. Uma federação que está trabalhando não a economia do futuro, mas sim a economia do presente, que é aquela que vai permitir que a gente tenha um futuro e o desenvolvimento da nossa Região. Então, saúdo o presidente por essa visão”, reconheceu Ferraz em seu discurso.
As meritórias indústrias que despontam no solo cearense com ações centradas na sustentabilidade, humanização e transparência, passaram por rigorosa auditoria, conduzida pelo Birô Veritas, um organismo internacional que as certificou como aptas para receber o Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável.
O Selo ESG-FIEC
É concedido após uma minuciosa auditoria comprovando o comprometimento das instituições agraciadas. Trata-se de um modelo sustentável que traz resultados expressivos aos empresários como a geração de mais empregos e, por conseguinte, maior arrecadação tributária ao Estado. A iniciativa da FIEC fortalece o desenvolvimento industrial pautado na sustentabilidade, além de está alinhado às mais eficazes práticas globais.
O Prêmio ESG-FIEC
Ao final do ano será entregue o Prêmio ESG-FIEC às indústrias cearenses que alcançarem melhores resultados nos três pilares da sustentabilidade: governança ambiental, social e corporativa. Foi o que anunciou, nesta quarta-feira, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.
Ver as indústrias cearenses comprometidas com o bem-estar das pessoas nas quais elas impactam, seja através dos empregos que geram, ou dos produtos que entregam, é desejo de todos que fazem a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).